Em evento na ACM, bombeiros e SOBRASA fazem alertas sobre prevenção ao afogamento

0
513

Aula especial contou com dicas que podem salvar vidas.

No dia 25/07 é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento. Para marcar a data a ACM (Associação Cristã de Moços) de Santo Amaro, está realizando o mês da segurança aquática, em que atividades e palestras com alertas sobre prevenção ao afogamento estão ocorrendo na unidade localizada na Rua Florenville, 280, para os associados e alunos.

Um dos eventos foi a Aula de Sobrevivência que aconteceu na última quarta-feira (10), com o objetivo de organizar um bate-papo entre pais e especialistas sobre como prevenir os afogamentos. A aula alerta foi uma junção de algumas turmas infantis da academia e contou com bombeiros do 4° Agrupamento de Bombeiros de São Paulo e voluntários da SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), além da participação dos pais e responsáveis que foram prestigiar a aula.

Durante as aulas, os pequenos foram perguntados sobre instruções para evitar o afogamento, assim como também foram convidados a participar com questionamentos sobre o tema. Já os bombeiros e profissionais da SOBRASA faziam comentários sobre situações que podem causar o afogamento.

“O afogamento é rápido e silencioso, uma profundidade de 4 a 5 litros já é suficiente para que aconteça. Mas tem algumas medidas que a gente pode tomar para evitar, como manter piscinas fechadas quando não estão em uso, evitar tapá-las com lonas porque isso dá uma falsa sensação de segurança, manter os ralos de sucção fechados, e claro, nunca deixar crianças sozinhas na piscina, mar, cachoeira e etc”, explica o instrutor da SOBRASA Rhalph Camargo.

O Sargento Marcos Carmona do Corpo de Bombeiros completa, “a criança que sabe nadar e está em um ambiente controlado, como a piscina, está mais segura. No entanto, em ambientes como a represa ou o mar, que há questões adversas como o movimento da água, não devem ser utilizados para natação em si”.

O professor de educação física, Francisco dos Santos, que ministrou a aula que a natação é importante, não só para evitar acidentes mais também para ajudar no desenvolvimento das crianças e alerta, “a natação é ter um controle que vai ajudar a sair de uma situação que possa acontecer, mas a criança está aprendendo, então ela ainda não domina a prática, é preciso estar sempre atento, mesmo na piscina”.

Professor Francisco dos Santos junto com os bombeiros e voluntários da SOBRASA em palestra sobre prevenção ao afogamento.

 SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.