Aquático-SP transporta 6 mil passageiros na primeira semana de operação 

0
338

Transporte hidroviário, inaugurado no dia 13 de maio, realizou 150 travessias em sua primeira semana

O Aquático-SP, primeiro transporte hidroviário público da capital, entregue pela Prefeitura no dia 13 de maio, encerrou a primeira semana de operação com 6 mil passageiros transportados. A SPTrans, que gerencia o transporte público municipal, afirma que foram realizadas 150 viagens nesse período.   

O novo modal de transporte funciona em operação assistida com duas embarcações que fazem a travessia pela Represa Billings, na Zona Sul, entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas, beneficiando 385 mil moradores dos bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira. O trajeto feito pela embarcação Bororé I tem 5,6 quilômetros e dura cerca de 17 minutos, tempo bem menor do que o realizado por ônibus, que leva em média 1h20. A segunda embarcação, com capacidade para transportar até 30 passageiros, faz o percurso em 12 minutos.  

O Bororé I é acessível, com espaço para cadeirante, área para bicicletas, ar-condicionado, tomadas USB, televisão, conexão de internet e sanitário, inclusive acessível para pessoas com mobilidade reduzida.  

“É uma paisagem linda. Cheguei ontem no meu serviço sem cansaço nenhum. Antes, passava quase duas horas dentro de um ônibus, quando estava tranquilo”, diz a auxiliar de serviços gerais Ana Maria da Silva. Ela entrou na embarcação às 11h da manhã e, 19 minutos depois, já estava a caminho do trabalho.  

Durante a primeira semana, a operação assistida funcionou das 10h às 16h. A partir desta segunda (20), ampliou o horário e passou a operar das 10h às 17h. Até dezembro, os passageiros podem fazer a travessia gratuitamente. Após esse período, o sistema será integrado ao Bilhete Único, inclusive com passagens gratuitas aos domingos.  

Além das embarcações, quem vive na região ganhou mais duas linhas de ônibus elétricos que fazem a interligação dos terminais hidroviários com o bairro do Cantinho do Céu e o Terminal Santo Amaro, onde é possível também fazer a integração com o transporte de trilhos. 


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.