A entrada é franca, com sugestão de contribuição voluntária
A Casa Museu Ema Klabin realiza, de 11 de maio a 11 de agosto, a exposição Rio de Janeiro, XIX–XXI, que apresenta as 12 gravuras que compõem o álbum Souvenirs de Rio de Janeiro, produzido pelo suíço Johann Jacob Steinmann em 1836. Em paralelo, a série Disse-me-disse, especialmente criada pelo artista brasileiro PV Dias, insere desenhos contemporâneos nas gravuras de Steinmann e nos desenhos que as emolduram, inspirados em registros de Johann Moritz Rugendas. A exposição tem curadoria de Paulo de Freitas Costa e Janaina Damaceno, com curadoria adjunta de Ana Paula Rocha.
O álbum Souvenirs de Rio de Janeiro foi um dos primeiros conjuntos de gravuras publicadas na Europa após a Independência do país, trazendo uma visão europeia da cidade, que promove a exuberância da paisagem natural, sem revelar suas tensões e conflitos, dentro de uma tradição que remonta ao trabalho de Frans Post e Gaspar Barléu, bem como dos artistas da Missão Artística Francesa.
“Talvez mais reveladora que as paisagens seja a moldura aplicada às gravuras, baseada em gravuras de Rugendas e elaborada por Steinmann, em que indígenas e escravizados são representados de forma indistinta, como parte integrante de uma natureza exuberante”, afirma Paulo Costa.
Serviço
Rio de Janeiro, XIX – XXI
Souvenirs de Rio de Janeiro, Johann Jacob Steinmann, 1836
Série Disse-me-disse, PV Dias, 2024
11 de maio a 11 de agosto de 2024
Visitas livres:
quarta a domingo das 11h às 17h com permanência até às 18h
Visitas mediadas:
quarta, quinta e sexta às 11h, 14h, 15h e 16h
sábados, domingos e feriados às 14h
Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br