Saúde lança ferramenta digital para avaliação do consumo nocivo de bebidas alcoólicas

0
315

Funcionalidade Modera SP está disponível dentro do aplicativo e-saúdeSP

Na última terça-feira (23), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou o Modera SP, uma nova funcionalidade dentro do aplicativo e-saúdeSP. Trata-se de uma ferramenta digital, voltada à avaliação do consumo de álcool pelos usuários e encaminhamento de casos para intervenções nas unidades de saúde da capital.

“O Modera SP é uma ferramenta de prevenção para uso dos munícipes e de apoio para os profissionais de saúde, que visa promover uma reflexão da população sobre o consumo do álcool, com o objetivo de reduzir o consumo de maior risco”, afirma Erica Gimenes, assessora técnica da Coordenadoria de Atenção Básica (CAB) da SMS.

Ela explica que os usuários, ao acessarem a ferramenta, poderão responder a um questionário (Alcohol Use Disorders Identification Test (Audit), validado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por meio das respostas, a ferramenta gera uma pontuação e identifica padrões de consumo de álcool, classificados em quatro zonas de risco. Para cada uma delas, por sua vez, é estabelecida uma jornada na plataforma, seja por meio de materiais de apoio, vídeos e outros recursos disponíveis no app, além do encaminhamento para a UBS, quando necessário.

“A zona 4, a mais elevada, considera um possível grau de dependência. Nesse caso, a UBS da região recebe uma notificação, e a partir daí poderá iniciar a abordagem, o diagnóstico e a intervenção, seja por tratamento individual, atividades coletivas ou encaminhamento ao Caps Álcool e Drogas”, acrescenta Erica.

Projeto-piloto foi realizado na zona leste

O lançamento do aplicativo foi precedido por um projeto-piloto na Supervisão Técnica de Saúde (STS) de São Miguel Paulista, na zona leste da capital. Ao mesmo tempo, a SMS promoveu a formação de trabalhadores de todas as UBSs e Caps do município, passo essencial para que os usuários de álcool identificados em um nível mais crítico sejam acolhidos na rede.

Para o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, presente ao evento de lançamento da ferramenta, o Modera SP faz parte do compromisso da SMS com uma abordagem preventiva em saúde. “A ferramenta traz uma oportunidade importantíssima de abordagem do abuso de álcool na rede de atenção básica, pois fornece um caminho estruturado para a ação dos profissionais das UBS e dos Caps; com essa formação e a ferramenta digital, ampliam-se a atuação e os cuidados junto à comunidade”.

O questionário do Modera SP estará disponível dentro do e-saúdeSP para usuários residentes na cidade de São Paulo maiores de 18 anos.

Sobre o e-saúdeSP

O aplicativo e-saúdeSP foi lançado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, como uma ferramenta para permitir que os paulistanos passassem por avaliação médica por videochamada, sem a necessidade de ir até as unidades de saúde. O desenvolvimento da ferramenta foi possível por meio de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Desde o seu lançamento, a plataforma, que vem agregando múltiplas funcionalidades, contabiliza 6,3 milhões de downloads pelos sistemas Android e IOS, com um total de 3,4 milhões de usuários ativos e 17 milhões de acessos.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.