Programa oferece formação técnica gratuita no setor administrativo para mulheres em situação de vulnerabilidade social
O Instituto Jatobás, organização da sociedade civil que há 19 anos atua com acesso à cultura e o desenvolvimento de trilhas formativas com foco em empregabilidade e geração de renda, além de oferecer ações culturais, de bem-estar, educativas e profissionalizantes, vai iniciar a segunda edição do programa Mulheres Espraiadas, sendo a primeira no ano de 2024. Seguindo a sua missão de desenvolvimento humano e inclusão produtiva, o Galpão oferece iniciativas em rede que contribuem para o fortalecimento socioeconômico e cultural da região, além de capacitar jovens e mulheres em vulnerabilidade social, para assim, inseri-los no mercado de trabalho. A instituição, que atua nas comunidades próximas ao aeroporto de Congonhas, em parceria com a Escola de Compras da empresa Procurement Garage, apresenta a nova edição do curso dedicado às mulheres residentes da região da Água Espraiada, zona sul de São Paulo. A partir do dia 6 de maio começam as aulas da primeira turma do ano, que acontecerão às segundas e quartas-feiras. O programa, que tem duração de dois meses e meio, oferece, para as 20 alunas inscritas, uma trilha de formação técnica na área administrativa, com foco em compras.
O setor é estratégico por estar presente em quase todas as empresas, sendo responsável pela aquisição de produtos e serviços essenciais para o pleno funcionamento do negócio. O curso não exige nenhum tipo de conhecimento prévio e será uma nova oportunidade profissional para as alunas, aumentando suas chances de crescimento e estabilidade financeira. As interessadas em participar do curso devem se inscrever pelo formulário online.
O Mulheres Espraiadas teve sua primeira edição em 2023 e nasceu com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino, oferecendo capacitação profissional para mulheres em situação de alta vulnerabilidade social, além de estimular suas habilidades socioemocionais para ampliar suas opções de renda. A ação faz parte do propósito de inclusão produtiva, definido pelo Instituto, com foco em empregabilidade e empreendedorismo, por meio da busca de mais espaços no mercado de trabalho e por ações empreendedoras, contribuindo para a resolução de desafios sociais e o desenvolvimento econômico do território. “Investir em mais representatividade feminina é defender uma sociedade igualitária, na busca pela garantia de direitos e na promoção de um futuro mais justo e equitativo. Nosso objetivo é que cada vez mais as pessoas encontrem aqui no Galpão um espaço de esperança e desenvolvimento para trilhar novos caminhos”, afirma Sandro Souza, líder do Educa no Instituto Jatobás.
O Galpão Jatobás oferece uma variedade de atividades culturais, educacionais, além de cursos profissionalizantes para os moradores de 24 comunidades da Água Espraiada, distrito do bairro Campo Belo que é uma região marcada pela disparidade social, onde bolsões de pobreza coexistem com residências de alto padrão. No território, a população feminina corresponde a 54% do total e ainda carrega um índice preocupante, em que uma a cada 50 mulheres já foi vítima de violência. “O programa Mulheres Espraiadas é muito importante para nós e é resultado do nosso processo de escuta ativa com as comunidades, em que foi identificada uma demanda por cursos profissionalizantes, principalmente para mulheres, sendo uma alternativa para que elas possam sair de uma situação de risco e vulnerabilidade”, completa Emile Machado, líder de operações do Instituto.
Esta é a primeira etapa do programa Mulheres Espraiada 2024, que é direcionado para mulheres em situação de vulnerabilidade, de 18 a 29 anos, com ensino médio completo e moradoras da região. As aulas acontecerão no formato online, nos computadores do próprio Galpão Jatobás. Ministrado pela Escola de Compras, o curso não exige nenhum aprendizado técnico anterior para a sua realização. As mães podem levar seus filhos para o Galpão no período do curso, pois a instituição oferecerá atividades para as crianças na Biblioteca Pública Fátima Viana, onde contém acervo de livros, brinquedoteca, troca de conhecimento e atividades para todas as idades.
Nesta edição, as alunas desenvolverão competências para auxiliar nos processos de gestão de compras, identificando fornecedores confiáveis, comparando preços para otimizar o trabalho, negociando e administrando prazos de entrega, garantindo a qualidade dos produtos adquiridos. Além disso, serão abordados aspectos de logística, incluindo análise de dados de compras utilizando o Excel, e de práticas de compras sustentáveis. As alunas também aprenderão habilidades interpessoais, que são competências essenciais para trabalhar em equipe, contribuir em reuniões, além de apresentar-se de maneira profissional em entrevistas, competências socioemocionais, reconhecendo a si mesma como protagonista, e habilidades direcionadas ao relacionamento dentro do ambiente de trabalho em diferentes situações. Durante o curso será dada orientação para o desenvolvimento em entrevista de emprego. Ao final do programa, com o certificado da Escola de Compras e do Instituto Jatobás, as mulheres poderão exercer funções como auxiliar de compras e analista de dados.
Serviço
Mulheres Espraiada 2024
Início: 06 de maio de 2024
Quando: Segunda e quarta-feira
Duração: 2 meses | 30 horas
Local: Galpão Jatobás
Vagas: 20
Inscrições: formulário online
Requisitos: Mulheres, cis e trans, maiores de 17 anos, ensino médio completo, residente na Água Espraiada
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br