Projeto conta com apoio do Sampa+Rural, da Prefeitura de São Paulo, e das Casas de Agricultura Ecológica do município
O Sampa+Rural mapeia iniciativas nas áreas de agricultura, turismo, ações e políticas públicas e mercados, como feiras livres e comércios que vendem produtos de agricultores locais.
Desde 2011, o instrutor ambiental Rafael Victor Bordon atua como coordenador de projetos socioambientais que agregam empreendedorismo e tecnologias sociais. É especialista na instalação de estufas agrícolas em bambu, cisternas em ferro e cimento, sanitários secos e saneamento ecológico e estruturas geodésicas – cúpulas elaboradas com uma trama geométrica que servem como estufas e viveiros de mudas e plantas.
Em contatos com a administração pública, conseguiu por em prática um trabalho de biodiversidade “no seu quintal”. Encontrou na Jova Rural uma área com potencial, que antes era utilizada como depósito de lixo, e propôs a transformação do terreno.
Em três anos, com o aval e apoio da área técnica das Casas de Agricultura, ele e mais sete trabalhadores que ganharam oportunidade pelo POT (Programa Operação Trabalho) transformaram o local, cedido pela Prefeitura, em uma horta onde hoje brotam alface, couve, rúcula, milho, abóbora, cenoura, beterraba, berinjela e, claro, ora-pro-nobis. Além de temperos como cebolinha, louro, coentro, pimenta rosa e urucum, e um pomar com frutas como banana, morango, pitanga e açaí.
Sua iniciativa também serve de sala de aula para professores e alunos, crianças, jovens e idosos, que realizam visitas monitoradas à horta, que se transforma em palco de atividades artísticas durante os fins de semana.
Saiba como pedir assistência rural em São Paulo:
Horta-pro-nóbis.sp
Rua Antônio Sérgio de Matos, 99 – Conjunto Habitacional Jova Rural
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h. Aos fins de semana recebe eventos sob demanda
Sampa+Rural
Para agendar visita técnica, o interessado deve acessar a página da plataforma Sampa+Rural: https://sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/
Casa de Agricultura Ecológica (Centro)
Avenida São João, 473, 4º andar – Centro (endereço provisório)
Casa de Agricultura Ecológica (Parelheiros)
Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252 – Jardim dos Álamos – Parelheiros
Casa de Agricultora (Penha)
Rua Candapuí, 492 – Penha
Texto: Estadão Expresso
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br