A Prefeitura de São Paulo promoveu, na tarde deste sábado (16), a cerimônia de formatura de 204 alunos de cursos profissionalizantes nas áreas de programador de sistemas, auxiliar administrativo, gastronomia e cabeleireiro disponibilizados no segundo semestre pelo Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) – Liga Solidária.
Durante a formatura, o prefeito Ricardo Nunes lembrou que a Prefeitura de São Paulo conta com um leque de opções para quem deseja se capacitar. “São 12 mil alunos que fazem os cursos dos CEDESPs na cidade”, contou. “Nós também temos o programa Meu Trampo para 10 mil jovens, os cursos profissionalizantes na Fundação Paulistana, ou seja, um leque de cursos muito grande. A cidade está crescendo bastante e a gente precisa colocar essa mão de obra para trabalhar”, completou
Com capacidade para atender 260 pessoas, o CEDESP Liga Solidária já formou cerca de 6.240 pessoas desde o início da parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
“Talvez esse seja o primeiro diploma para alguns e o meu desejo é que não seja o último. Todos estão de parabéns pois conquistaram com esforço, com suor, sacrifício e muito estudo”, apontou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.
A SMADS mantém, ainda, outros cinco equipamentos em parceria com a Liga Solidária, que disponibilizam um total de 2.260 vagas em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.
CEDESPs
Atualmente, a cidade de São Paulo conta com 65 unidades do CEDESP, oferecendo mais de 12 mil vagas para capacitação e aprimoramento profissional.
Os centros atendem jovens e adultos, com idade entre 15 a 59 anos, e as vagas são viabilizadas por meio de encaminhamento validado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), respeitando a data de início do curso e a escolaridade exigida em acordo com a especificidade do curso, tendo em vista a necessidade para o desenvolvimento das habilidades específicas.
Transporte gratuito
Desde junho de 2022, a Prefeitura de São Paulo passou a financiar a concessão de transporte gratuito aos alunos dos CEDESPs, uma demanda histórica do setor. A iniciativa funciona por meio da aquisição de Bilhete Único com valor diário de R$ 8,80 (apenas dias úteis). O investimento é de cerca de 2,2 milhões ao mês.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br