Os cartões do Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência vencidos entre março de 2020 e dezembro de 2022 deixarão de ser aceitos no sistema de transporte em 31 de março de 2024. A SPTrans havia autorizado que estes cartões continuassem a ser utilizados no sistema de transporte público em razão da pandemia de Covid-19, evitando que esta população saísse de casa durante o período de quarentena e isolamento social.
Para fazer a renovação do benefício, garantindo o acesso ao transporte público, o passageiro precisa fazer a solicitação através do site de atendimento da SPTrans, de forma rápida e sem ter que sair de casa. Quem ainda optar por solicitar presencialmente deverá se dirigir a um dos postos de atendimento. Os endereços constam no site.
Para agilizar o processo de renovação, neste momento não será exigido o formulário assinado por médico ou exames e laudos e, após a solicitação, será enviado ao passageiro um cartão com validade de um ano. Assim, ele terá mais tempo para fazer a renovação convencional, apresentando toda a documentação necessária para concessão do benefício.
Passageiros que têm o benefício permanente receberão um cartão com validade máxima do bilhete, que é de cinco anos.
A SPTrans recomenda aos passageiros a anteciparem seu pedido de renovação para que não fiquem sem o bilhete para realizar suas viagens. Cartões que estão vencidos e não forem renovados não serão mais aceitos nos ônibus e catracas das estações de trem e metrô a partir de abril de 2024. O prazo de entrega estimado é de cerca de 20 dias após a aprovação da solicitação.
A SPTrans estima que cerca de 30 mil pessoas que utilizaram seus cartões vencidos ao longo de 2023 tenham a necessidade de fazer a renovação de seus cartões neste momento.
Passo a passo
Acompanhe o passo a passo para solicitar o novo cartão:
1) Acessar o Site de Atendimento e fazer login com sua senha pessoal;
2) Clicar em “Novo Serviço” e selecionar “Pessoa com Deficiência”;
3) No menu de serviços, selecionar BILHETE ÚNICO ESPECIAL (PCD) – VENCIDO ENTRE MARÇO/2020 E DEZEMBRO/2022 (RENOVAÇÃO) e preencher os campos solicitados, atualizando os dados pessoais e endereço de entrega do bilhete;
4) Será realizada uma validação dos dados pessoais na Receita Federal do Brasil e, sendo a solicitação aprovada, será emitido um Bilhete Único Especial a ser enviado ao endereço cadastrado.
Presencialmente
1) Comparecer em qualquer um dos Postos de Atendimento do Bilhete Único Especial. Clique aqui para ter acesso aos endereços.
2) Solicitar a renovação e apresentar um documento de identidade original com foto e um comprovante de residência;
3) Após a solicitação, será emitido um Bilhete Único Especial a ser enviado ao endereço cadastrado.
O passageiro será informado sobre a emissão do novo bilhete através do protocolo no Site de Atendimento (http://www.sptrans.com.br/atendimento) ou de mensagens encaminhadas por e-mail e SMS.
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