Trecho da Ciclovia do Rio Pinheiros nas proximidades da Estação Santo Amaro será fechado para continuidade das obras
Com o objetivo de preservar a segurança de ciclistas durante os avanços das obras de expansão e requalificação da Estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás de metrô, a Ciclovia do Rio Pinheiros, da margem leste (paralela à Linha 9-Esmeralda), está com um trecho interditado.
A nova rota fica entre a ponte do Socorro, próxima à estação de mesmo nome da Linha 9-Esmeralda, onde o ciclista passa de uma margem à outra do Rio Pinheiros, e a passarela flutuante próxima ao Shopping Cidade Jardim e à Estação Vila Olímpia, da mesma linha de trem, que também liga os dois lados. Todo o trajeto é isolado do tráfego de veículos, garantindo assim a segurança para quem usa as bicicletas como forma de chegar ao trabalho ou por lazer.
A interdição é necessária porque nas proximidades do canteiro de obras, por conta das regras de segurança, não é permitido o acesso de pessoas não autorizadas e devidamente protegidas de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Para assegurar o desvio, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela Linha 5-Lilás, instalou uma escada que conecta a ciclovia à Ponte do Socorro. Utilizando o acesso no Largo do Socorro, também é possível chegar na margem oeste da Ciclovia Rio Pinheiros, ou seja, no Parque Bruno Covas.
Nas proximidades do Shopping Cidade Jardim (após a Ponte Estaiada), é possível retornar à margem leste do Rio Pinheiros pela passarela flutuante, e seguir o trajeto original sentido norte. Entretanto, no sentido sul, o ciclista poderá somente se dirigir pouco antes da Ponte Estaiada, por conta de outra interdição na margem leste, desta vez pelas obras da futura Estação Morumbi, do monotrilho da Linha 17-Ouro.
A interdição do trecho da ciclovia sob a Estação Santo Amaro ocorreu em comum acordo entre a ViaMobilidade e a Farah Service, concessionária responsável pela manutenção da Ciclovia do Rio Pinheiros, sob anuência do governo do Estado de São Paulo.
As obras de ampliação da Estação Santo Amaro tiveram início em julho, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2024. Para executar o projeto, após um minucioso processo de avaliação de propostas técnicas, a ViaMobilidade contratou a EGTC Infra, que fica a cargo de realizar os trabalhos no espaço, que recebe diariamente cerca de 80 mil pessoas.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br