Segundo os dados do IBGE, a expectativa de vida da mulher brasileira está em torno dos 80 anos. E a idade média para entrar na menopausa varia entre 45 e 55 anos, de acordo com o estudo Menopausa e Climatério, do Ministério da Saúde. Podemos dizer, assim, que a brasileira passa cerca de metade da sua vida na menopausa. Com tanta vida pela frente, ela não pode deixar de viver bem, só porque não menstrua mais.
De fato, pesquisa recente da Essity By OnePoll, com 2.800 mulheres 18+, mostra a relação da mulher com a menopausa e o trabalho, revelando que:
- 18% evitaram falar sobre a sua experiência com a menopausa, com 25% falando ativamente sobre isso.
- 78% estavam empregadas durante a menopausa, com 17% das entrevistadas tendo direito a tirar uma folga especificamente por conta da menopausa.
- 17% tiraram dias de folga por causa da menopausa.
Mais de metade (51%) pensa que as mulheres deveriam receber uma folga remunerada durante a menopausa.
- 27% das que estavam empregadas durante a menopausa receberam apoio dos seus colegas, com 14% recebendo apoio dos seus empregadores.
- 8% solicitaram horário de trabalho flexível devido aos sintomas da menopausa.
“A Essity, grupo do qual Issviva faz parte, tem uma política específica para acolher as mulheres durante a menopausa, pois entendemos a importância dessas ações para a vida da mulher”, diz Cristina Arbelaez, Diretora Global da Issviva. “Temos compromisso com a informação de qualidade e a educação, para quebrar paradigmas e elevar a autoestima e o bem-estar da mulher na menopausa. Nossos produtos e serviços existem para mostrar que a menopausa não significa o fim das atividades rotineiras da mulher, sejam sexuais, de trabalho ou de saúde. E a mulher não precisa se sentir sozinha nessa fase, estamos aqui para acolhe-la”, completa.
Neste mês de conscientização sobre a menopausa, a Issviva, em parceria com a Maturi, plataforma focada no mercado 50+, criou uma jornada de conteúdo online para discutir temas que são relevantes e importantes para as mudanças da sociedade quando o assunto é menopausa, tema ainda pouco debatido entre as mulheres.
A jornada de conteúdo trará temas como longevidade, saúde mental, sintomas da menopausa, impactos no mercado de trabalho, mudanças na sociedade. Além disso, questões como empregabilidade, impactos da menopausa no mercado de trabalho, a saúde mental durante a menopausa e a interferência do climatério no dia a dia profissional também estão na pauta.
As jornadas contarão com a participação da embaixadora da Issviva, Patrícia Parenza, e as especialistas em Diversidade e Inclusão da plataforma Maturi, Andrea Tenuta e Fabiana Granzotti.
Sobre as especialistas:
Patricia Parenza, Jornalista. Produz conteúdo para as áreas de moda, saúde, beleza, menopausa, comportamento e bem-estar para a mulher 40+ em reels Stories, lives e participação em eventos.
Andrea Tenuta, Head de Novos Negócios da Maturi, atua diretamente com o tema de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), com ênfase em Diversidade Etária e Longevidade.
Fabiana Granzotti, Gerente de Projetos, RH e Especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão Etária na Maturi, atua em projetos de alto impacto voltados à transformação da vida das pessoas.
- Roda de Conversa 26/10 – 18h00 (Google Meet)
Link – Link
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br