Ofisa e Coro da Diocese de Santo Amaro apresentam: ‘Concerto Sacro e Profano’

0
924

Maestro André Heryson apresentou coros participantes compondo 96 vozes mesclando com a orquestra regida pela maestrina Sílvia Luisada neste domingo (24), no Teatro Paulo Eiró


Amanhã, às 11h, o Teatro Paulo Eiró sediará o tradicional Concerto da Orquestra Filarmônica Santo Amaro – OFISA, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, com um estilo diferente… será o Concerto ‘Sacro e Profano’, arquitetado pela Maestrina Sílvia Luisada com o Coro da Diocese de Santo Amaro, com os maestros André Heryson e Rafael Fassio.

“Reunimos quase 100 vozes para esta apresentação em conjunto com a orquestra, então vamos ter um coro infantil Beato Carlo Acutis, um coro juvenil do Colégio Liceo Santo Amaro Abade e o coro adulto”, apresentou o Maestro André Heryson.

Para deixar a sua emoção ser contagiada pelo impacto da surpresa, o Grupo Sul News não divulgará o repertório, dando apenas algumas dicas daquilo que reservam para vocês! “Tivemos a ideia de trazer para o público da Ofisa textos diferentes de compositores consagrados, além de temáticas de filmes e, obviamente, músicas sacros”, completa André.

Com apenas 10 anos, a pequena Maria Alice se mostrou ansiosa pela apresentação, se apresentando no Teatro Paulo Eiró após um empurrãozinho do papai! “Entrei no coro porque o meu pai viu uma oportunidade enquanto eu cantava no chuveiro. Ele ouvia e gostou da minha voz e procurou algum lugar que fosse bom”, disse e completa: “no início eu achava meio chato, mas depois fui me acostumando, depois amei. Foi fazendo parte da minha vida, da rotina, e eu gosto muito de cantar!”

Maria Alice cantava músicas católicas no chuveiro, por sua devoção, tal atitude positiva do pai fez com que a voz grave no chuveiro fosse olhada pelo Maestro com um olhar novo. “Quando fui testar minha voz achei que ia ser grave, mas fui colocada no agudo, e gostei muito, acho minha voz até melhor no agudo do que no grave. Gostei mais”, explicou.

Já no Coro Juvenil do Colégio Liceo Santo Amaro Abade, a Isabela, de 17 anos também tinha a mesma paixão de cantar desde criança, porém nunca participou de nada que fosse mais profissional. “Música sempre me encantou, há dois anos, em 2021, comecei a fazer parte do coro com algumas apresentações e vi que realmente gostava. Não sei explicar mas é uma coisa que me faz muito feliz”, disse Isabela completando que já cantou em latim, italiano, inglês e espanhol, além claro da língua portuguesa com nosso sotaque tupiniquim.

Isabela e Maria Alice após serem entrevistadas pelo Jornalista Matheus Laube após o último ensaio antes da apresentação

Dentre as músicas do repertório, está uma trilha sonora de um clássico da Disney e Isabela contou uma curiosidade acerca desta música: “No início eu pensei ‘que musiquinha chata’, só que na verdade ficou muito bom, muito legal. A gente espera uma coisa diferente quando não fica pronto, então só as vozes me fez pensar que era um texto difícil e muito rápido, só que ficou muito bom mesmo!”

Já no Coro da Diocese de Santo Amaro, o adulto Helvis faz parte do coro desde 2018, onde já fez parte de uma apresentação em conjunto com a Ofisa naquele seu primeiro ano. “É bem diferente de Paróquia e Teatro, tem diferença de repertório, diferença no ambiente. A igreja tem uma reverberação, aí vamos a um teatro que é bem diferente. Cantar com uma orquestra gigante é bem desafiador, mas é bem legal esse desafio de fazer coisas novas”, apontou Helvis.

Com músicas sacro e cantos gregorianos, naturalmente há um repertório em latim, origem da cultura regida pela Igreja Católica. “A música nasceu para acompanhar a missa, nasceu dentro da igreja e por muitos anos a igreja foi o centro social. Isso foi crescendo e se espalhando, e o que o Coro da Diocese faz é tentar manter a tradição dentro da igreja, e com a Ofisa daremos a oportunidade para pessoas de outras religiões, outros costumes tenham acesso a ouvir isso também”, finalizou Helvis.

Helvis sendo entrevistado 30 minutos antes do primeiro jogo da final da Copa do Brasil pelo torcedor tricolor Matheus Laube

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.