Os fãs de São Paulo, do Brasil e do mundo passam a contar com um local especial para homenagens ao tricampeão mundial, Ayrton Senna. A escultura “Nosso Senna” foi apresentada nesta quarta-feira (9), na semana do GP São Paulo de Fórmula 1. Produzida pela artista Lalalli Senna, sobrinha do piloto, a obra tem 3,5 metros de altura, pesa 550 quilos e faz parte das comemorações dos 50 anos de Grandes Prêmios no Brasil. A escultura ficará exposta no Setor A, área nobre do Autódromo José Carlos Pace.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes, da irmã do piloto, Viviane Senna, além de Alan Adler, promotor do GP São Paulo de Fórmula 1, entre outras autoridades e familiares do atleta morto em 1994.
“Senna não é só um campeão, mas representa sensibilidade, ética e caráter para todos os brasileiros. E São Paulo, que era a cidade dele, não tinha uma obra em homenagem a esse grande piloto”, disse o prefeito. “Quando a família Senna nos procurou com a proposta, surgiu outros lugares para colocarmos a obra, mas falamos que o Autódromo era a casa dele. Aqui, o público terá acesso à escultura, que será aberta para visitação constante e com segurança”, explicou Ricardo Nunes.
Para garantir que a escultura seja vista para quem apenas passe pelo local, a prefeitura também vai derrubar um muro do Autódromo. Os trabalhos devem estar finalizados até o fim do ano. “Além disso, todo o material de divulgação da cidade mostrará a obra como ponto turístico para visitação”, anunciou o prefeito Ricardo Nunes.
A autora da obra, Lalalli Senna, explica que a obra foi elaborada em alumínio polido e facetado, de forma que os visitantes, ao contemplarem Senna, vejam a si mesmos refletidos de volta. “O Ayrton era uma figura admirada por muitas pessoas, por ter representado tão bem os aspectos luminosos do Brasil com garra, força e vencendo do jeito certo. A minha ideia é que as pessoas também vejam a si mesmas na imagem dele, como parte desse Brasil luminoso e vencedor, pois ele existe em cada um de nós”, disse a artista e sobrinha do piloto.
A escultura foi um pedido da mãe do piloto, dona Neyde, para reter a memória e a imagem do filho. “Estamos realizando um sonho. Inicialmente, essa era uma história da família, mas pensamos em dividir esse momento com os paulistas e brasileiros, que amam o Ayrton, disponibilizando a obra para a cidade”, contou a presidente do Instituto Ayrton Senna e irmã do piloto, Viviane Senna.
O promotor do GP São Paulo de Fórmula 1 destacou o fato da entrega ser feita na semana do evento, que está completando 50 anos no Brasil. “Ter a imagem do Senna aqui nos trará essa energia das corridas todos os dias”, disse Alan Adler.
Público
Em fevereiro de 2023, a obra “Nosso Senna” será inaugurada ao público em grande estilo. O trabalho ganhará um toque phygital com diversas atrações interativas, tornando a escultura um ponto de visitação. A partir dessa data, as pessoas poderão ver a peça, de acordo com o funcionamento do autódromo.
Através de QR-Codes instalados junto ao busto e em seu entorno, o público poderá acessar vídeos com mais informações sobre o piloto, poderá ouvir playlists de suas músicas prediletas e algumas outras surpresas cujos detalhes seguem mantidos em segredo, como um mini game feito especialmente para os fãs.
A ação é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91), contando com o patrocínio de Visa, apoio de Grupo GPS, CantuStore, Benedito Abbud Arquitetura e colaboração do Banco Safra e LK2 Construtora. A Prefeitura de São Paulo disponibilizou o local e autorizou a instalação da Escultura em espaço público.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br