Utilização de máscaras permanece obrigatória apenas nos serviços de saúde na cidade
O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo decidiram dispensar a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial nos meios de transporte coletivo a partir desta sexta-feira (9), após parecer do Conselho Gestor da Secretaria de Estado de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS) – antigo Comitê Científico. Os novos decretos sobre o tema serão publicados no Diário Oficial (DO) do estado e do município.
Cabe salientar que a utilização de máscaras permanece obrigatória nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais. No transporte público, o uso passa a ser opcional, porém recomendado.
Segundo nova avaliação feita pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da Covid-19 permite flexibilizar a restrição. O órgão orienta que a população siga utilizando máscaras nos meios de transporte coletivo, como metrô, ônibus e trens. A recomendação vale especialmente aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas, por exemplo.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br