Desde o início da pandemia, com a queda do número de carros nas ruas, os furtos do sistema de sinalização aumentaram muito, de acordo com a CET. A cidade de São Paulo tem mais de 530 câmeras de monitoramento e, entre março de 2020 e maio deste ano, 342 equipamentos registraram problemas
De janeiro a maio de 2021, a capital paulista registrou mais de 1.800 furtos e vandalismo contra o sistema de monitoramento da CET, ou seja, 12 casos por dia. Em relação a 2020, isso significa um aumento de 18% neste tipo de crime.
Desde o início da pandemia, com a queda do número de carros nas ruas, os furtos do sistema de sinalização aumentaram muito, de acordo com a CET. A cidade de São Paulo tem mais de 530 câmeras de monitoramento e, entre março de 2020 e maio deste ano, 342 equipamentos registraram problemas.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego, a CET, se um semáforo for danificado, cerca de cinco cruzamentos são afetados. Se a via for muito movimentada, o congestionamento pode ocasionar transtornos em mais de uma região da cidade.
Dos sete cruzamentos com recordes de ocorrências na cidade de São Paulo, dois estão na Zona Sul:
- Av. Celso Garcia X Rua Teixeira de Melo
- Av. Jacu Pêssego X Av. Ragueb Chohfi
- Av. Sapopemba X Av. Salvador Jorge Velho
- Av. do Estado X Rua dos Patriotas
- Av. Angélica X Av. Maranhão
- Av. Cupecê X Av. Brás de Abreu – Zona Sul
- Av. Senador Teotônio Vilela X Av. Dona Belmira Marin – Zona Sul
Em 2021, segundo a CET, já chega a R$ 4,7 milhões o prejuízo com furtos e vandalismo.
A CET informou que equipes trabalham 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. Também disse que a fiação do sistema de monitoramento recebeu mais de 130km de reparos, apenas nos cinco primeiros meses de 2021.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, 160 suspeitos foram presos em flagrante, desde janeiro de 2019, com a recuperação de 19 toneladas de materiais.
Em 2021, a Secretaria de Segurança Pública apreendeu 1,7 tonelada de cobre de cabos de semáforos.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br