5 erros em reformas que poderiam ser evitados

0
18
Foto: Freepik

Vai começar uma obra? Saiba pontos-chave para não transformar o sonho em dor de cabeça

Reformar um imóvel é, para muitos, o empreendimento de um sonho, mas isso pode rapidamente se tornar um pesadelo quando há falta de planejamento ou quando pequenas falhas passam despercebidas. Segundo o arquiteto e professor de arquitetura Paulo Tripoloni, à frente do Atelier que leva seu nome, muitos erros poderiam ser evitados se houvesse maior atenção aos detalhes.

“Uma obra precisa ser conduzida como uma orquestra, onde cada profissional tem sua função, mas é o arquiteto quem atua como maestro. Sem essa visão, é comum o cliente se perder no meio do caminho”, destaca Paulo.

  1. Falta de projeto executivo detalhado

Um dos principais equívocos cometidos é acreditar que apenas um desenho básico é suficiente para guiar uma obra. Paulo sugere que sem um projeto executivo completo, que inclua plantas técnicas, cortes, detalhamentos elétricos, hidráulicos, de gesso, marcenaria e, principalmente, a inclusão de uma imagem em 3D, a execução fica sujeita a improvisos e decisões tomadas às pressas, o que aumenta as possibilidades de retrabalho, desperdício de material e até resultados abaixo das expectativas.

2.Estouro de orçamento

        Erro recorrente em situações de proprietários que não possuem apoio técnico e se veem diante de gastos muito acima do previsto. Isso pode acontecer por não calcular corretamente a metragem de revestimentos, rodapés, o consumo de tinta e etc. Para o arquiteto, o resultado é sempre o mesmo: uma obra que começa dentro das expectativas e termina com um rombo no bolso.

        3. Prazos estourados

          Obras que se arrastam por meses além do esperado são uma das maiores frustrações de quem reforma. Muitas vezes, a causa não é o tamanho da obra, mas sim a falta de um cronograma claro e realista..

          4. Horários de obra

            Neste ponto, principalmente em condomínios, não podemos esquecer o respeito aos horários permitidos, como o início e o término do expediente, além da entrada de prestadores de serviço, precisam obedecer às normas do regulamento interno. Ignorar isso pode gerar advertências, multas e até a paralisação da obra.

            5. Solicitação de materiais

              Muitos acreditam que é melhor comprar tudo de uma vez, mas essa prática costuma gerar excesso de estoque. O segredo, segundo Paulo, está no equilíbrio de planejar as aquisições de acordo com o ritmo da reforma. “O ideal é que os materiais cheguem próximos ao momento em que serão utilizados”, diz.


              SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

              DEIXE UMA RESPOSTA

              Por favor digite seu comentário!
              Por favor, digite seu nome aqui

              Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.