29º Brooklinfest transforma as ruas do Brooklin em palco de cultura e integração

0
29
Orquestra SOBEI - Crédito: Giovanna Bicalho

Programação contou com pratos tradicionais, shows, danças folclóricas, homenagens especiais e espaços dedicados às famílias

Mais uma festa de rua agitou a região no último final de semana (15 e 16 de novembro). O 29° Brooklinfest, a tradicional festa do bairro do Brooklin que celebra a cultura alemã e o multiculturalismo brasileiro, forjada na imigração dos povos de língua germânica. O festejo é realizado pela Associação dos Empreendedores do Brooklin (AEMB), e acontece anualmente no quadrilátero das ruas Princesa Isabel, Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo e Bernardino de Campos.

Nos dois dias de evento, milhares de pessoas circularam pela festa e fizeram fila para desfrutar das delícias típicas como o Eisbein (joelho de porco), salsichão, chucrute e chopp. Também aproveitaram pratos de outras culturas como doces árabes e portugueses, comida polonesa, quitutes brasileiros como acarajé, torresmo e baião de dois.

Além da gastronomia, os visitantes puderam apreciar apresentações culturais como da Orquestra da SOBEI (Orquestra Beneficente Equilibrio de Interlagos), roda de conversa com o Professor Paulo Soethe da Universidade Federal do Paraná, que falou sobre o autor Thomas Mann – homenageado no Maifest deste ano -, Coral Azul da Universidade de São Paulo e Grupo Aqui Jazz de São Leopoldo (RS).

Já para quem buscava por entretenimento descompromissado, as atrações também foram diversas como os Serradores de Pomerode (SC), que colocou o público para serrar um tronco, e diversos grupos de danças folclóricas, que fizeram sucesso no Espaço Multicultural e colocaram quem estivesse por lá para aprender uns passinhos. As crianças, por sua vez, foram contempladas com um espaço dedicado a elas, que teve uma programação especial para manter todas entretidas com brincadeiras e muita diversão.

As exposições com a história da região também se fizeram presentes. O Grupo Sul News levou um media truck na Rua Bernardino de Campos, 231, e apresentou ao público a mostra “Gazeta de Santo Amaro 65 anos”, com exemplares de edições antigas da Gazeta e uma linha do tempo que contava toda a trajetória do jornal. Já o CETRASA (Centro de Tradições de Santo Amaro) levou a exposição “Santo Amaro e sua história”.

Esta edição do Brooklinfest foi especial pois a AEMB celebrava seus 50 anos e, em uma data tão marcante, personalidades distintas foram escolhidas para serem homenageadas. Foram eles: o escritor Ignácio de Loyola Brandão, os jornalistas Daniella Zupo e João Carlos Albuquerque, a cidade de Paraty no Rio de Janeiro, os 90 anos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus no Brooklin, o Memorial Amstad – Casa Cooperativa Nova Petrópolis (RS) e os 40 anos da APPA – Associação Paulista de Professores de Alemão.

“Foi o evento mais completo que fizemos, com diversidade de atrações, tanto dos palcos como dos itinerantes pelas ruas. Eu acho que isso é uma vitória de uma associação que completa 50 anos com a sua multiculturalidade de pessoas que pensam a cidade. Também tivemos muita segurança, o que permite essa festa”, comentou o curador cultural da AEMB, Luiz Delfino Cardia. E ele completa, “já estamos nos preparando para o Maifest de 2026, com homenagem às cidades de Treze Tílias (SC), Paraty (RJ) e o Coral Azul ”, finalizou.

Fotos: Daniela Silva, Giovanna Bicalho e Sorriso Drones

Texto por: Giovanna Bicalho


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.