Zona Sul recebe última edição do Circuito de Teatro em Português

0
366

 

Nesta semana, equipamentos públicos da Zona Sul recebem espetáculos do Circuito de Teatro em Português, festival cultural que há 15 anos celebra a língua portuguesa e é produzido pela Dragão7 de Teatro.
O Circuito foi criado com o intuito de promover o intercâmbio cultural com os oito países que falam a língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. “Por meio do teatro, depois abrangendo também a dança e as artes plásticas, buscamos nesses anos o estreitamento das relações artísticas e o reconhecimento de nossas diferenças e semelhanças culturais”, declara Creuza F. Borges, diretora do Dragão7 e do Circuito.
A partir de 2019, o Circuito se transforma no Festival Internacional de Teatro – FIT Dragão7 e acontece em Portugal.
Confira a programação para o Circuito deste ano:

 

| 19 NOV
Espetáculo: Fidjus di Guiné Cultural
Circuito | África / Guine Bissau: Grupo de Dança Netos de Bandim
O espetáculo traz ao Brasil toda a herança cultural, orgânica e percussiva das etnias da Guiné Bissau. Suas danças e ritmos derivam das 33 tribos que habitam aquela região do velho continente, há milhares de anos. Cada movimento é inspirado na rotina cotidiana dos povos primitivos e seus rituais, os quais abençoavam toda a comunidade.
 14h | CEU Caminho do Mar – R. Eng. Armando de Arruda Pereira, 5241. Jabaquara
Grátis | Classificação: Livre. Duração: 60 min.

 

 

| 21 NOV
Espetáculo para bebês: De Cá para Lá
Circuitinho | Portugal/Lisboa: Cia. TeatroPlage
“A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem” – A. Schopenhauer (1788-1860).
De Cá para Lá é parte de uma pesquisa que o diretor Paulo Lage desenvolve ao longo de 20 anos dedicados ao teatro para a infância, trabalhando em torno do respeito e amor pelos animais. “Cruzamos o teatro com a música, a dança e as artes visuais de forma lúdica e sensorial para construir um espetáculo de entretenimento que não desconsidere a importância das artes no desenvolvimento psicossocial na infância”, comenta o diretor.

 

9h | CEU Feitiço da Vila – Rua Feitiço da Vila, 399 – Capão Redondo
Grátis. Indicação: a partir dos 6 meses. Duração: 35 min.

14h | CEU Casa Blanca – Rua João Damasceno, 85 – Campo Limpo
Grátis. Indicação: a partir dos 6 meses. Duração: 35 min.

 

 

| 23 NOV
Espetáculo: Deus Lhe Dê em Dobro
Circuito | Brasil/ São Paulo: Grupo Dragao7
Zonda (vivida por Leticia Bortoletto) é cega. Tiri (interpretado por Junior Lima) tem os braços amputados. Eles são mendigos. Vivem pelas ruas com a esperança de que um dia o milionário Drumond Galaska volte, como prometera, para buscá-los e tirá-los da miséria. Enquanto aguardam, Zonda e Tiri falam sobre suas condições de vida, inegavelmente ligadas a questões complicadas como a acessibilidade social e econômica, a crise financeira mundial e a má distribuição dos recursos. Em debate também está o preconceito e a discriminação ao terem de encarar a opinião daqueles que defendem ser a pobreza culpa deles próprios, pois “nascem aos montes, sem ter sequer migalhas de pão para comer”.
10h | CEU Parelheiros – Rua José Pedro de Borna, 20 – Capela do Socorro
Grátis. Duração: 60 min. Gênero: Tragicomédia. Indicação: 10 anos.

 

 

Espetáculo: Pés na Estrada
Circuitinho | Brasil/São Paulo: Grupo Dragao7
No enredo, três palhaços estão com os pés na estrada: Casimira, Bob e Bu. Por onde passam, levam alegria e diversão. No meio da viagem, param para descansar. A partir daí, protagonizam muitas peripécias e se envolvem em confusões, pois cada um, com sua personalidade característica, tem um jeito próprio de fazer as coisas. No final da aventura eles descobrem que fazer as coisas juntos é muito mais gostoso e proveitoso. Usando objetos inusitados e muitas brincadeiras para promover um jogo interessante e divertido. Pés na Estrada instiga a imaginação do espectador e o convida a viajar por um mundo imaginário.

 

15h | CEU Parelheiros – Rua José Pedro de Borna, 20 – Capela do Socorro. SP/SP.
Grátis. Classificação: Livre. Duração: 60 min.
- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.