Zona Sul inaugura projeto da Prefeitura que educa crianças sobre trânsito seguro

0
456

O projeto Territórios Educadores cria travessias seguras e lúdicas no trajeto escola-casa de crianças de 8 escolas da região do Campo Limpo. O entorno das escolas vai receber melhorias na sinalização de trânsito e revitalização da praça do Campo Limpo, que vai funcionar como uma estação educadora do projeto

 

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, em parceria com a organização United Way Brasil, inaugurou o projeto Territórios Educadores,  que cria travessias seguras e lúdicas no trajeto escola-casa. A ideia é que as crianças possam interagir e aprender brincando enquanto caminham pelas calçadas. O bairro do Campo Limpo foi o primeiro a receber a iniciativa que será ampliada, posteriormente, para outras regiões da cidade.
“Aqui é o primeiro Território Educador da cidade de São Paulo, uma ação prevista no Plano Municipal da Primeira Infância, que transforma o caminho até a escola em um espaço para educar de forma lúdica, mostrando a importância de se respeitar as leis do trânsito”, disse o prefeito Bruno Covas.
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente forneceu 2.740 mudas de espécies nativas e ornamentais, incluindo grama amendoim, lírios e vedélias para paisagismo e plantio na Praça do Campo Limpo. As entregas ocorrerão em conjuntos de aproximadamente 600 mudas por vez.
Para que as crianças e estudantes possam ter a sensação de pertencimento do espaço público e encontrem mais opções de lazer, as calçadas e muros no caminho da escola receberam pinturas, amarelinhas e outras atividades lúdicas.
Além de um trajeto interativo para integração de oito escolas, o Territórios Educadores prevê a revitalização da praça do Campo Limpo, que fica no caminho de várias instituições de ensino da região. O local irá funcionar como uma estação educadora do projeto e ganhará jardim sensorial, revitalização dos  brinquedos, acessibilidade e também terá uma área cercada voltada para as crianças pequenas.
A CET será responsável pelos projetos de melhora no tráfego no entorno das escolas, com redução de velocidade, nova sinalização, lombadas, faixa de pedestres, mudança de mão de algumas ruas. As principais melhorias vão ocorrer no entorno dos Centros de Educação Infantil Dra. Nathalia Pedroso e Olga Benário Prestes.
A SPTrans facilitará a identificação dos ônibus que fazem esse itinerário da rota educadora. Será permitido que os 446 ônibus das 48 linhas tenham em seu letreiro eletrônico e adesivos afixados no para-brisa dianteiro a frase “Esse ônibus passa em Territórios Educadores”.
Esse projeto será ampliado para outras regiões da cidade. Os próximos bairros escolhidos são aqueles onde as crianças se deslocam a pé para ir até a escola, oferecendo uma forma de lazer, além de segurança. No Campo Limpo, por exemplo, 67% das crianças vão andando até as creches acompanhadas de seus pais ou cuidadores. As ações previstas serão implantadas em três fases que terão oito meses para serem concluídas.
Gabriella Bighetti, diretora-executiva da United Way Brasil, chama a atenção para a importância da parceria público-privada no desenvolvimento da Primeira Infância. “Crianças bem assistidas mudam o mundo. Cuidar delas é construir, hoje, a sociedade que queremos para o futuro. Por isso o papel das empresas e o envolvimento dos voluntários pode ser tão relevante nesse processo”, disse.
- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.