Tecnologia de prevenção ao vírus da AIDS é oferecida na Cidade Dutra

0
257

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV é uma recente tecnologia que está disponível em diversos equipamentos da Secretaria Municipal da Saúde

 

Até a última semana, o Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS) estava disponível em apenas 11 equipamentos da Prefeitura e agora, foi ampliado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para mais seis locais, um deles na Zona Sul.
O Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids da Cidade Dutra, em Interlagos, passa a oferecer a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, uma moderna tecnologia de prevenção ao vírus da AIDS.
“O foco é estar cada vez mais em diversas regiões de São Paulo, principalmente nas áreas mais distantes do centro, onde vivem as pessoas mais vulneráveis à epidemia de HIV, de acordo com os dados epidemiológicos da cidade”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/AIDS.
O serviço foi lançado em São Paulo em janeiro deste ano e é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a SMS, até o dia 2 de outubro, mais de 940 pessoas já tinham iniciado a profilaxia na capital paulista.
A PrEP é uma recente tecnologia que previne a infecção ao HIV antes do sexo, uma vez que o vírus é transmitido, na grande maioria dos casos, durante relações sexuais sem uso da camisinha.
O Ministério da Saúde preconiza a Profilaxia Pré-Exposição no SUS para pessoas em situação de maior vulnerabilidade de infecção, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSHs), profissionais do sexo, pessoas trans e travestis, além de casais sorodiferentes, quando um vive com HIV e o outro não.
A Secretaria Municipal da Saúde alerta que, “apesar da eficiência da PrEP, a camisinha não deve deixar de ser usada, pois a profilaxia previne o HIV e não as demais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)”.
O Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids da Cidade Dutra está disponível na Rua Cristina Vasconcelos Ceccato, 109.
- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.