
Durante o mês de setembro, mostra exibe quatro longas que retratam conflitos, dramas familiares e questões socioculturais
Até o dia 26 de setembro o Sesc Vila Mariana promove uma programação especial com filme latino americanos dirigidos por mulheres. A programação acontece todas as quartas-feiras às 20h, no auditório da unidade e, serão exibidos, gratuitamente, quatro filmes de diversos países, que retratam temas que vão desde conflitos e dramas familiares até questões socioculturais, como gênero, sexualidade, racismo, preconceito, violência e desigualdade social.
A “Mostra Mulheres Cineastas Latino-Americanas” tem como objetivo ampliar o acesso a obras cinematográficas realizadas por mulheres de países da América Latina, entre eles: Venezuela, Argentina, Uruguai, Peru e Brasil, visando não só difundir o cinema produzido nesses países, mas também trazendo o olhar para produções contemporâneas de autoria feminina do cinema latino-americano.
Confira as sinopses dos filmes:
Filme: TANTA ÁGUA
Nas férias de verão, Alberto, interpretado por Nestor Guzzini, planeja uma viagem com seus dois filhos, com os quais não convive desde que se separou da mãe deles. Mas, ao chegar no local escolhido, um parque termal, chove sem parar e eles têm de encontrar outras formas de diversão.
Direção: Leticia Jorge e Ana Guevara, Uruguai, 2013, 14 anos, 70 min., COR
Data: 5 de setembro
Filme: CASADENTRO
Em uma província peruana, a senhora Pilar, interpretada por Elide Brero, vive com suas empregadas e a cadela Tuna. A rotina dessas mulheres é pacífica, sem grandes surpresas. Um dia, no entanto, uma das filhas de Pilar chega acompanhada dos filhos e marido, afetando a dinâmica pacata da casa.
Direção: Joanna Lombardi, Peru, 2013, 14 anos, 87 min., COR
Data: 12 de setembro
Filme: PELA JANELA
Rosália, interpretada por Magali Biff, é uma operária de 65 anos que após dedicar sua vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo é demitida. Seu irmão resolve então levá-la com ele em uma viagem de carro até Buenos Aires. Na viagem, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido que a transformará.
Direção: Caroline Leone, Brasil e Argentina, 2018, 14 anos, 87 min., COR
Data: 19 de setembro
Filme: BARONESA
O documentário retrata o cotidiano de duas vizinhas que moram na periferia de Belo Horizonte. De um lado, Andreia começa a construir sua casa para se mudar. Do outro, Leid e os filhos estão à espera do marido, que está preso. Em comum, a necessidade de se desviar dos perigos da guerra do tráfico.
Direção: Juliana Antunes, Brasil, 2017, 14 anos, 73 min., COR
Data: 26 de setembro