Prefeitura inicia operação de trânsito para reduzir acidentes em via da Zona Sul

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A Av. Carlos Caldeira Filho recebeu melhorias na sinalização horizontal e vertical, aumento do efetivo de agentes da CET e alterações viárias em pontos críticos

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, iniciou o Programa Pedestre Seguro na Av. Carlos Caldeira Filho, entre o Capão Redondo e Campo Limpo, com medidas estruturais e operacionais para aumentar a segurança da via e reduzir acidentes. A avenida da Zona Sul recebeu melhorias na sinalização horizontal e vertical, aumento do efetivo de agentes da CET e alterações viárias em pontos críticos.
A via também teve a reprogramação dos semáforos para garantir a segurança dos pedestres. Assim como implantado nos programas M´Boi Segura e Celso Garcia Segura, a CET reforçou as ações com faixas, banners e quatro Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), para a orientação dos usuários.
De acordo com os dados da CET, a Carlos Caldeira Filho apresentava riscos elevados de acidentes por automóveis, principalmente por desrespeito às leis de trânsito. No 1º semestre de 2018, foram registradas sete mortes, em cinco acidentes. “Os dados consolidados apontaram para a necessidade imediata de ações de engenharia de tráfego. Implantamos elementos estruturais e nova sinalização para proteger pontos passíveis de choque”, explica o presidente da CET, Milton Persoli.
Agentes da CET e da SPTrans também irão reforçar os trabalhos na implantação da faixa reversível exclusiva de ônibus, ativada no pico da manhã, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, entre a Avenida das Belezas e a Avenida Giovanni Gronchi. O trecho de 1,3 km teve a sinalização ampliada, com a colocação de duas placas luminosas alertando usuários para a operação de reversão.

 

Resumo das medidas implantadas:
– Implantação de tachões e de zebrado amarelo divisor de fluxos opostos, criando um canteiro central, entre a Rua Joaquim Teixeira e a Estrada do Campo Limpo;
– Implantação de faixas de segurança mais largas em travessias com elevados volumes de pedestres / aumento de 4 metros de largura para 6 metros;
– Implantação de defensa tipo New Jersey para proteção do pilar na altura no número 33, próximo à Rua Baldomero Carqueja;
– 10 técnicos da SPTrans e 16 funcionários das empresas operadoras orientando os motoristas de ônibus.
– Aumento do efetivo da CET, passando de 4 agentes para 19 nos dias úteis;
– Implantação de defensa metálica próximo à Avenida das Belezas;
– 341 novas placas de trânsito, 630 tachões e 950 tachas;
– 4.500 m2 de sinalização horizontal revitalizada;
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