
A Av. Carlos Caldeira Filho recebeu melhorias na sinalização horizontal e vertical, aumento do efetivo de agentes da CET e alterações viárias em pontos críticos
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, iniciou o Programa Pedestre Seguro na Av. Carlos Caldeira Filho, entre o Capão Redondo e Campo Limpo, com medidas estruturais e operacionais para aumentar a segurança da via e reduzir acidentes. A avenida da Zona Sul recebeu melhorias na sinalização horizontal e vertical, aumento do efetivo de agentes da CET e alterações viárias em pontos críticos.
A via também teve a reprogramação dos semáforos para garantir a segurança dos pedestres. Assim como implantado nos programas M´Boi Segura e Celso Garcia Segura, a CET reforçou as ações com faixas, banners e quatro Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), para a orientação dos usuários.
De acordo com os dados da CET, a Carlos Caldeira Filho apresentava riscos elevados de acidentes por automóveis, principalmente por desrespeito às leis de trânsito. No 1º semestre de 2018, foram registradas sete mortes, em cinco acidentes. “Os dados consolidados apontaram para a necessidade imediata de ações de engenharia de tráfego. Implantamos elementos estruturais e nova sinalização para proteger pontos passíveis de choque”, explica o presidente da CET, Milton Persoli.
Agentes da CET e da SPTrans também irão reforçar os trabalhos na implantação da faixa reversível exclusiva de ônibus, ativada no pico da manhã, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, entre a Avenida das Belezas e a Avenida Giovanni Gronchi. O trecho de 1,3 km teve a sinalização ampliada, com a colocação de duas placas luminosas alertando usuários para a operação de reversão.