Pedidos de aposentadoria e salário maternidade, do INSS, agora são feitos pela internet ou telefone

0
318

O INSS espera que cerca de 15% a 20% dos pedidos possam ser concedidos através do novo processo

 

Desde o dia 21, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), determinou que pedidos de aposentadoria por idade e salário maternidade só podem ser feitos através da internet ou pelo telefone 135, ou seja, o segurado não precisa mais comparecer a uma Agência.
A análise dos pedidos será feita automaticamente, através dos dados disponíveis no cadastro de cada pessoa. Cada segurado será chamado à agência caso necessite apresentar documentos.
O INSS espera que cerca de 15% a 20% dos pedidos possam ser concedidos imediatamente através deste novo processo.
No caso da aposentadoria por idade, os requerentes devem ter contribuído pelo menos 15 anos e ter mais de 60 anos de idade, os homens, e 65, as mulheres.
O salário maternidade é concedido às mães, após o nascimento da criança. O sistema, automaticamente, verifica o registro da certidão de nascimento e o vínculo empregatício da mãe.
“A partir do momento que a gente viu que a concessão automática é possível, pensamos em encerrar o modelo convencional e antigo. Vamos direcionar tudo para o novo modelo, ou seja, é o sistema que vai checar todos os pedidos de aposentadoria”, disse José Francisco da Silva Neto, chefe de divisão de gestão e implantação de sistema da diretoria de atendimento do INSS.
O processo pode ser concluído em até 30 minutos, caso a pessoa esteja enquadrada nos requisitos.
O atendimento por telefone funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.