
A festa reuniu um número expressivo de participantes e saiu do Parque Florestal, em Parelheiros, indo até Marsilac, um trajeto de quase 17km
Reportagem de André Bechelane
O “Passeio Misto 3VS”, realizado no dia 23 de junho, parecia apenas mais um encontro entre os amantes de cavalos da região sul da cidade, mas foi bem mais que isto. Sua despretensão contrastava com seu pioneirismo. De uma vez só, dois tabus foram quebrados e uma tradição foi renovada.
Vanessa Alves da Silva, Vanessa Silva Resende, Vanessa Kempinski de Medeiros e Simone Amélia do Carmo, as 3VS (abreviação para 3 Vanessas e uma Simone), todas ligadas ao mundo dos cavalos, uniram-se para preparar o “passeio misto”, mais uma etapa rumo àquela que será a Primeira Romaria Feminina Santamarense. Um marco que representa uma vitória sobre o tabu que sempre vigorou nas romarias à cavalo, marcadamente masculinas, e também como renovação desta própria tradição, que agora se amplia para continuar existindo com ainda mais vigor.
A Romaria Masculina Santamarense, segundo Jairo Cabral de Medeiros Filho, é a segunda mais antiga do Estado de São Paulo e saiu pela primeira vez no ano de 1920. Depois de uma cisão, a partir de 1952, uma dissidência criou a Associação Santamarense dos Romeiros (ASR) e passou a fazer um evento próprio. Jairo é santamarense convicto e dono do “Rancho do Burreiros”, de onde partiu o passeio rumo a Marsilac. Ele ainda conta que, entre os homens, há portanto, duas romarias, a dos Cavaleiros, datada de 1920 e a da ASR, de 1952.
