Parceria entre Prefeitura e Universidade oferece aulas de português para imigrantes em Santo Amaro

0
81
50 bolsas de estudo serão oferecidas à venezuelanos

No dia 13 de abril, a Prefeitura de São Paulo e o Centro Universitário Ítalo Brasileiro, que fica em Santo Amaro, assinaram um termo de cooperação que oferece aulas de português para imigrantes venezuelanos. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social vai fazer uma triagem para selecionar 50 imigrantes que receberão as bolsas de estudo.

“Nesse primeiro momento, o nosso foco está na regularização da documentação dos imigrantes. Também temos cursos sendo oferecidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e todos os imigrantes terão a possibilidade de participar. Mas, nesse primeiro momento, a seleção será direcionada para os que já tem a documentação regularizada”, destaca o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará. Além disso, cerca de 20 empresas estão em contato com a Prefeitura para fornecer vagas de emprego aos venezuelanos, de acordo com o secretário Filipe Sabará.

Cerca de 160 imigrantes venezuelanos chegaram em São Paulo no dia 5 de abril, trazidos com a ajuda do Governo Federal, que tenta ajudar os 40 mil venezuelanos que estão no Estado de Roraima, fugindo da crise que assola a Venezuela.

“A Ítalo foi feita por um imigrante, e em função disso nós sabemos da necessidade de uma boa acolhida aos imigrantes. E nesse caso principalmente, onde a língua é uma barreira para que eles tenham sucesso no Brasil. Então nós nos dispusemos a criar esse curso de língua portuguesa para que eles possam vencer esse obstáculo”, disse o chanceler da Unítalo Marcos Vinicius Busoli Cascino.

Antes de se deslocarem para São Paulo, os refugiados políticos receberam vacinas contra a febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Na capital paulista, eles foram acolhidos nos Centros Temporários de Acolhimento (CTAs), dos bairros de São Matheus e Butantã.

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.