
O gengibre é muito usado no tratamento de resfriados e alergias
Você conhece a erva “Zingiber officinale”? Talvez conheça pelo nome de gengibre, o nome popular para o caule subterrâneo dessa erva. Oriundo do sul da Ásia, é muito usado na culinária e famoso por suas propriedades medicinais.
Tem sabor picante e é muito aromático. Seu consumo pode ser em forma de suco, chá, pedaços frescos, ou em pó para ser condimento de pães, biscoitos, cervejas e bolos.
Os principais nutrientes do gengibre são folato, potássio, cálcio, magnésio. Devido seu sabor marcante, os pratos culinários utilizam entre 2 e 5 gramas de gengibre, e essa pequena quantidade de calorias pode ser insignificante.
O gengibre é muito usado no tratamento de resfriados e alergias, além de ataques de tosse. Também é indicado como anti-inflamatório, anti-hipertensivo, antitumoral, entre outros.
O gengibre é ótimo para quem quer emagrecer, pois, auxilia o sistema digestório e o bom funcionamento do trato gastrointestinal. Além disso, acelera o metabolismo promovendo a queima de gorduras e maior excreção de toxinas.
Uma pesquisa feita pelo The Journal Of Pain revelou que consumir gengibre diariamente pode aliviar a dor muscular sentida após a realização de exercícios físicos. As pessoas que participaram da pesquisa disseram que o analgésico teve efeito inferior ao tratamento térmico com o gengibre.