Os benefícios do café para a saúde

0
1180

O Dia Internacional do Café foi comemorado em 14 de abril

 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), 9 entre 10 brasileiros acima de 15 anos consomem a bebida mais famosa e querida pela maioria das pessoas.

O Brasil é o maior produtor de café do mundo, sendo o maior produtor global de grãos de café por mais de 100 anos. Os estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná são os que se destacam nessa produção.

O café é consumido em diversos horários, não apenas na primeira refeição do dia, e ao longo dos anos vem criando mais adeptos e novas formas de consumo. Quando consumida com moderação, o café traz diversos benefícios para a saúde.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos (NHANES), quem consome até 3 xícaras de café por dia tem um risco 50% menor de ter doenças como diabetes, o Alzheimer e o Mal de Parkinson.

O café orgânico, cujo mercado interno e externo de produção vem crescendo gradativamente, previne os problemas causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas, além de ser um café prático de preparar.

Para quem está sempre de dieta, o café é um item que não precisa ser retirado do cardápio, pois, tem zero calorias (desde que consumido sem açúcar). Além disso, quase todos os suplementos para perca de peso contém café. O ideal é tomar de 4 a 5 xícaras da bebida por dia, o que estimula, em 11%, o funcionamento do metabolismo.

O café melhora o humor e alivia o estresse, controlando dores de cabeça e enxaquecas. Além de ser ótima fonte de antioxidantes com mais de 1000 compostos químicos, auxiliando no fortalecimento da imunidade.

A cafeína, o principal ingrediente ativo do café, é um neurotransmissor inibitório do cérebro, que tem a função de inibir a adenosina e manter a pessoa acordada e atenta, liberando neurotransmissores. Isso demonstra que o café pode melhorar a memória, elevar a inteligência e as funções cognitivas do organismo.

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.