Moradores se tornam “guardiões de ruas” para relatar problemas à Prefeitura Regional

0
510

A Prefeitura Regional de Pinheiros, responsável pelo distrito do Itaim Bibi, lançou um projeto que utiliza os moradores como intermediadores dos problemas da região.

Chamado de “Projeto Guardião”, os moradores vão poder informar à Prefeitura sobre problemas de limpeza: varrição, descarte irregular de lixo, instalação de lixeiras, capinação, qualidades do serviço.

O projeto foi anunciado pelo prefeito regional Paulo Mathias, através das redes sociais.

A regional de Pinheiros tem 1155 ruas, mas, por ser um projeto piloto, foram selecionadas apenas 20 pessoas de 20 ruas e alamedas dos 4 distritos que fazem parte da regional: Alto de Pinheiros, Pinheiros, Jardim Paulista e Itaim Bibi. Serão 5 guardiões para cada distrito.

As inscrições para ser um guardião estavam previstas para acontecerem até o dia 26 de fevereiro, porém, cerca de 90 pessoas se inscreveram no primeiro dia. O trabalho é totalmente voluntário.

Morador do Itaim Bibi há 8 anos, Reinaldo Madureira foi selecionado para ser o guardião da Rua Roque Petrella. Ele diz que acha o projeto interessante porque a população pode ajudar a gestão a conseguir melhores resultados.

“Entendo que a limpeza está boa, mas pode melhorar. No meu bairro tem o caminhão do lixo reciclável que passa 1 vez por semana, e isso é ótimo para estimular a população a se conscientizar; acho que deveria acontecer em todos os bairros. Acredito que conseguiremos mais progressos, afinal, são mais olhos para vigiar e cabeças para pensar”, afirma.

No próximo dia 03 de março a Prefeitura fará uma capacitação com os guardiões selecionados. Essa fase experimental do projeto deve durar 6 meses, ainda sem data prevista para início.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura Regional de Pinheiros, “o prefeito Paulo Mathias acredita que era necessário criar um projeto que ajudasse a conscientizar a população com relação a limpeza urbana, que é uma responsabilidade do poder público mas que também é uma questão de conscientização das pessoas. Essa interação, utilizando por muitas vezes redes sociais, é uma forma de abrir um canal de comunicação e assim diminuir a distância entre o poder público e os cidadãos”.

Confira as ruas selecionadas para o projeto:

JARDIM PAULISTA
– Rua Madre Teodora
– Rua Oscar Freire
– Alameda Santos
– Rua Professor Azevedo Amaral
– Alameda Ministro Rocha Azevedo

PINHEIROS
– Rua Bucareste
– Rua Padre Carvalho
– Rua Purpurina
– Rua Fernandes Coelho
– Rua Cristiano Viana

ALTO DE PINHEIROS
– Rua Caraçá
– Rua Isabel de Castela
– Rua Pio XI
– Rua Engenheiro Sá Rocha
– Rua Almeida Garret

ITAIM BIBI
– Rua Tabapuã
– Rua Charles Coulomb
– Rua Beira Rio
– Rua Jesuíno Arruda
– Rua Roque Petrella

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.