Moradores de Santo Amaro reclamam que Prefeitura não tem feito varredura em ruas

0
470

Voluntários varrem folhas e recolhem em sacos, que não são recolhidos pela equipe de limpeza

 

Morar em um bairro arborizado em uma cidade predominada por prédios pode ser um privilégio, porém, tem seu lado ruim. Moradores do Alto da Boa Vista, que, segundo uma pesquisa do Grupo ZAP, é o bairro mais arborizado da cidade de São Paulo, com cerca de 15 árvores a cada 100 metros, tem reclamado da quantidade de folhas que estão tomando conta das calçadas e próximo à Praça Manoel Filizola de Albuquerque.
De acordo com a moradora Elaine Mosca, a Prefeitura não tem feito varredura periódica na região. “Aqui no bairro, as ruas terminam em praças. Nessa época de tempo seco cai muita folha das árvores e a Prefeitura não faz a coleta. Além disso, a maioria das árvores são frutíferas. Como as árvores são altas a gente não consegue colher, ai a fruta cai e fica aquela sujeira”, explicou.
Uma das voluntárias na varredura da praça é a professora Shigueyo Mizoguchi. De duas a três vezes por semana, ela varre a praça e junta as folhas em sacos de lixo, porém, quando as equipes da Prefeitura aparecem para limpar o local, não levam os sacos porque as folhas não foram depositadas nos sacos da empresa responsável pela limpeza.
“Os varredores não recolhem. Teve um dia que o rapaz disse que não tinha saco suficiente e ficou bravo comigo. Para pessoas idosas é perigoso tantas frutas e plantas que ficam lá molhadas e com lodo”, afirma.
Além disso, ela mantém um projeto de ginástica com um grupo de moradores na praça, e diz que os galhos caídos dificultam a atividade. “Acho que a Prefeitura poderia nos ajudar com a poda de árvores. Naquele emaranhado de galhos, poderia entrar um pouco de luz do sol”, pede a moradora.

Em nota, a Prefeitura Regional de Santo Amaro respondeu que a praça “está na programação dos serviços de conservação de áreas verdes, com previsão de início para hoje (10). A limpeza das ruas citadas, ocorrem as Terças, Quintas e Sábados, pela empresa Sustentare. Referente ao recolhimento de sacos com folhas, se os mesmos não forem sacos da empresa responsável, hoje a Sustentare, os mesmos não são recolhidos. Caso os munícipes façam o recolhimento das folhas, pedimos que entre em contato com Prefeitura ou a empresa, para providenciarmos o recolhimento”.
Sobre a poda das árvores na praça, afirmaram que “caso exista vistorias e laudos para as árvores da referida praça, os serviços serão programados”.
- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.