Microempreendedores são responsáveis pelo crescimento do setor alimentício

0
293

Desde 2016, foram registradas mais de 25% de novas empresas neste setor

 

O setor de alimentação fora do lar é um dos que mais atrai os pequenos e médios novos empreendedores brasileiros. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), patrocinada pelo Sebrae no Brasil, o segmento foi responsável pela criação de 26,2% das novas micro e pequenas empresas registradas em 2016.
Quando se refere ao empreendedorismo de necessidade, o estudo indica que 45% apostam nesse mercado, sendo que 29,3% investem em restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação e bebidas, 9,3% em serviços de catering, bufê e de comida preparada e 6,9% em serviços ambulantes de alimentação.
O empreendedorismo de necessidade é um dos responsáveis pelo constante crescimento de novas empresas no Brasil. Devido à crise econômica registrada nos últimos anos, as taxas de desemprego se elevaram, fazendo com que muitas pessoas iniciassem seus próprios negócios para geração de renda. O ramo alimentício está entre as melhores opções, pois é um segmento de fácil acesso e com procura infindável.
Na Fispal Food Service, feira de soluções para estabelecimentos de alimentação fora do lar, cerca de 10% dos visitantes revelam ser microempreendedores. “De 2017 para 2018 tivemos um aumento expressivo de 800 máquinas comercializadas para pequenos e médios empreendedores, o que representa 53% das vendas”, disse Bruno Pereira, gerente comercial da MCI, que fabrica equipamentos para a produção de salgados e doces.
Fabio Gonçalves é dos empreendedores que apostaram no mercado de produção de salgados. Depois de ser desligado de uma empresa do ramo automotivo há dois anos, decidiu investir no setor comprando uma máquina da MCI para ser usada na própria residência. Hoje, a Dinda Benita Salgados possui três máquinas e quatro funcionários. Com o aumento da demanda, Fabio teve que abrir um espaço próprio e adquirir um carro para as entregas.
- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.