Metrô inaugura estação AACD-Servidor na Linha 5-Lilás

0
658

Estação era muito aguardada por pessoas que frequentam a AACD, hospital referência no atendimento a crianças deficientes, porém, alguns pontos da acessibilidade deixaram a desejar

 

 

Após anos de atraso, nesta sexta-feira (31) o Metrô de São Paulo inaugurou mais uma estação da Linha 5-Lilás, a AACD-Servidor, que fica localizada na Rua Pedro de Toledo, entre os bairros de Moema e Vila Clementino.
A estação era muito esperada pelo público por ser a mais próxima de hospitais referência da Zona Sul, como a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o Hospital do Servidor Público Estadual e o Hospital Edmundo Vasconcelos; além de estar a 1,5 km de distância do Parque Ibirapuera.
A nova parada tem nove elevadores (dois deles já no hall de entrada), 12 escadas rolantes, piso tátil para deficientes visuais, banheiros acessíveis e uma grande área de circulação, tudo para facilitar o acesso de pessoas que tem deficiência ou mobilidade reduzida.
No entanto, outras partes da estação não estão muito acessíveis: a bilheteria não tem um guichê rebaixado para atender cadeirantes; as catracas não tem uma entrada mais larga (como na Linha 4-Amarela), o que obriga cadeirantes a entrar pelo portão lateral, que é aberto por um funcionário; além disso, o vagão do trem não está no mesmo nível que a plataforma, o que dificulta para quem está em cadeira de rodas.
Cerca de 22 mil pessoas são esperadas na estação AACD-Servidor que, nos primeiros dias, vai operar das 9h às 16h, já com cobrança de tarifa.
Segundo o Metrô, as próximas estações da Linha Lilás, Hospital São Paulo, Chácara Klabin e Santa Cruz (que fazem ligação com as linhas 2-Verde e 1-Azul, respectivamente), serão inauguradas em setembro. A Estação Campo Belo, que vai fazer integração com a Linha 17-Ouro, será entregue apenas em dezembro.
As 17 estações da Linha Lilás estarão distribuídas em 20 km de extensão, com um custo aproximado de 10 bilhões de reais.

 

ESTAÇÃO MOEMA
A estação Moema, que também faz parte da Linha 5-Lilás, passou a funcionar em horário integral das 4h40 às 0h00 de domingo a sexta-feira e, das 4h40 às 1h aos sábados.
- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.