Entre 1° de janeiro e 11 de abril de 2018, o Metrô já apresentou 76 falhas, sendo que a Linha 1-Azul está em primeiro lugar no ranking, registrando 29 falhas.
Em segundo lugar está a Linha 5-Lilás com 18 falhas registradas, desde o início do ano. Apenas no dia 10 de abril, foram apresentadas 4 irregularidades no trecho entre Capão Redondo e Moema.
As outras Linhas da malha também apresentaram falhas: foram 16 falhas na Linha Vermelha, 11 na Linha Verde e 2 na Linha Amarela.
A Linha 5-Lilás é uma das mais novas na malha metroviária de São Paulo. Desde setembro de 2017, cinco estações foram inauguradas nessa Linha: Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos e Moema. Todas essas estações foram inauguradas após anos de atraso, e estavam incompletas.
“Vários dos problemas que tiveram e nesses dias estão tendo têm a ver com a estação Moema, que foi inaugurada sem ter equipamento ainda funcionando plenamente e sem ter funcionário pra [fazer] funcionar o sistema”, diz Narciso Soares, diretor do Sindicato dos Metroviários.
Outro motivo apontado para as recentes falhas é o novo sistema de controle de trem, que foi incorporado em 2016, e que tem apresentado lentidão. O sistema de Controle de Trens Baseado na Comunicação (CBTC), permite a troca de informações entre as composições, permitindo que sejam feitas operação sem condutor.
Segundo o Metrô, o crescimento de 10% no número de passageiros da rede metroviária e os ajustes do CBTC são os motivos para as recentes falhas.