Ligações de prevenção ao suicídio agora são gratuitas em todo o país

0
251

Quem sofre de ansiedade, depressão e tem risco de cometer suicídio pode ligar para o telefone 188

 

Desde o dia 1° de julho, as ligações de prevenção de suicídio feitas para o Centro de Valorização da Vida (CVV) são gratuitas em todo o país. O serviço, feito pelo telefone 188, foi assinado em 2017, após um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde.
Pessoas que sofrem de ansiedade, depressão e tem risco de cometer suicídio podem ligar para o telefone 188, e serão atendidas e aconselhadas por voluntários da entidade.
A primeira cidade a oferecer ligações gratuitas foi Santa Maria, no Rio Grande do Sul, após o incêndio na Boate Kiss, que matou 242 pessoas, em 2013. Mas, há anos o CVV tentava ampliar a gratuidade para todo o Brasil.
Além do serviço telefônico, o usuário também pode ser atendido por e-mail ou chat, ou ir até uma das 89 unidades do CVV espalhadas pelo país.
O Centro de Valorização da Vida funciona há 55 anos. É uma associação civil, que não tem fins lucrativos, e treina os voluntários para oferecer apoio emocional aos que precisam e querem ajuda. Todos os dados são confidenciais.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas cometem suicídio todos os anos no Brasil. A maioria são idosos, com cerca de 8,9 casos a cada 100 mil habitantes. Entre os jovens, a taxa também é alta, sendo a 4° maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos.
- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.