Jardim vertical: a natureza dentro de casa

0
941

Além de dar um toque tropical ao ambiente, é uma opção para espaços pequenos

 

Está sentindo falta de plantas na sua casa? Sua vida está tão agitada que não tem tempo nem de regar a plantinha da janela?

A solução para fugir desse problema são os jardins verticais: plantas em paredes ou muros, seja em apartamentos, varandas, num lugar vazio da casa. “Os jardins verticais chegaram para ficar em casas ou em qualquer muro ou parede que a pessoa queira vestir de verde para trazer a natureza para casa”, explica Pedro Luiz de Oliveira Junqueira, da Agroflora Ipê Paisagismo, que fica localizada na Chácara Santo Antônio, em Santo Amaro.

Ele ainda explica que essa “solução” de levar a natureza para dentro de casa requer cuidados que podem evitar prejuízos na área em que será feito o jardim vertical.

“Primeiramente temos que fazer uma impermeabilização da parede em que será instalado o painel verde, o que pode ser feito facilmente com a aplicação de uma manta líquida que encontramos em qualquer loja de tintas, pois, juntamente com as plantas trazemos umidade para o ambiente”, explica.

O jardim vertical também traz um toque tropical para o ambiente, e deve ser, preferencialmente, colocado perto de uma janela ou espaço com luz e boa ventilação, o que melhora o desenvolvimento das plantas instaladas ali, que aliás, podem ser de diferentes espécies. “As espécies vegetais podem variar de acordo com o gosto e iluminação das mesmas, desde uma simples samambaia até plantas mais sofisticadas como as orquídeas, ou chifres de veado, rendas portuguesas ou begônias coloridas”, explica Pedro Junqueira.

Além disso, os jardins verticais trazem benefícios ao meio ambiente, como a limpeza de gases tóxicos, a melhora na qualidade do ar, abafamento do som e a diminuição da temperatura. Para isso, de 6 em 6 meses é importante promover adubação química para reposição do solo. Enquanto isso, uma dica para manter as plantas vivas e bem hidratadas é colocar uma irrigação automática no jardim vertical, com irrigadores que vão molhar suas plantas, mesmo que você não esteja em casa.

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.