ILESP recebe a Moeda General Ventura durante o 66º aniversário do 2º Batalhão da Polícia do Exército

0
650

Evento reuniu centenas de convidados entre autoridades, militares e familiares

 

Por Luciana Paim

O Instituto de Lideranças Empresariais de São Paulo (ILESP), participou do 66º aniversário do 2º Batalhão de Polícia do Exército General Ventura.
O presidente do Instituto, Mario Mariano, aproveitou a comemoração para realizar a entrega do certificado do ILESP ao comandante do 2º BPE. “Nós estamos aqui na comemoração ao 66º aniversário do 2º BPE, recebendo a Moeda General Ventura, honraria do Exército e trazendo um certificado para o comandante do batalhão”.
“Hoje estamos comemorando o aniversário da nossa unidade, do nosso batalhão e aproveitando a oportunidade para realizar a entrega do braçal de PE aos nossos soldados que incorporaram esse ano.
Então, é uma festa do batalhão e da nossa família militar”, disse o Tenente Coronel e comandante do 2º BPE, Jose Paulo da Silva Neto.
O General de Brigada, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, Alípio Branco Valença, comentou sobre o sentimento em relação a essa data para todos os envolvidos. “Quando se comemora o aniversário de uma unidade militar, se comemora também a permanência, a preservação e o culto de valores que são muito importantes para nossa sociedade. Aqui é uma unidade de Polícia do Exército, uma unidade onde os militares precisam ter um comportamento exemplar, porque eles fiscalizam os demais, eles são o suporte a toda conduta dos militares, são um exemplo. Então essa unidade tem um caráter peculiar por ser uma unidade de Polícia, que preserva os nossos valores, cobra isso e através de suas atividades dá o nosso maior exemplo”.
Durante a comemoração, o presidente da Associação de Amigos da Polícia do Exército e Veteranos (SOAPE), Eduardo Gustavo Sprotte, inaugurou um novo espaço dentro do batalhão. “É uma honra muito grande poder participar disso. Eu costumo dizer que eu não sou presidente, eu estou presidente e a função da SOAPE é auxiliar o batalhão com o que for possível e congregar os veteranos”.
De acordo com o prefeito de Osasco, Rodrigo Lins, “é uma honra para a cidade de Osasco receber um evento tão lindo, pois são 66 anos do Batalhão General Ventura. Osasco tem 56 anos, ou seja, quando o batalhão se instalou aqui nesse local, Osasco ainda era um bairro da capital. Sempre foi muito parceiro da cidade, ajudou no desenvolvimento, e se eu puder resumir em uma única palavra o sentimento da nossa cidade com relação ao Batalhão General Ventura e com o Exército Brasileiro, seria gratidão!”
A Desembargadora do TRT, Cândida Alves Leão, também participou da comemoração. “Um evento bonito como esse, me orgulhou muito ter sido convidada. O Exército está de parabéns”.
O ex-diretor do Serviço Aeronáutico e ex-delegado geral, Maurício Freire, conta que “é com muita honra, muito orgulho, estou muito alegre de estar aqui e participar desse evento. Tive o orgulho de fazer parte do batalhão, fiz o curso aqui, sou batedor, formado motociclista junto com minha equipe. Nós sempre tivemos uma interação muito grande entre a Polícia Civil e o Exército”.
Para fechar com chave de ouro as comemorações, houve algumas apresentações dos militares, entre elas, um desfile dos veteranos e dos novos militares do BPE.
“Para mim é uma honra depois de tantos anos, tendo comandado esse quartel em 2001/2002, ainda ser lembrado. A saudade a gente não mata, fica mais saudade ainda”, se emocionou o Coronel Antônio Carlos Passos da Silva.
O 2º Batalhão de Polícia do Exército é a tropa de pronto emprego do Comando Militar do Sudeste e recebeu a denominação histórica de Batalhão General Ventura em homenagem ao General Domingos Ventura Pinto Junior, que foi nomeado, ao final da 2ª Guerra Mundial, como o primeiro policial do Exército Brasileiro.

 

Diretores e associados ao ILESP foram agraciados com a Moeda General Ventura

Diretores e associados do ILESP recebem Moeda General Ventura

O evento teve dois momentos importantes: a entrega do braçal aos novos integrantes do batalhão e da Moeda General Ventura que pode ser concedida aos militares integrantes ou ex-integrantes da unidade, estando em atividade ou não, e que tenham se destacado pelo excelente desempenho funcional e boa conduta militar. E entre os civis, ela pode ser entregue àqueles que tenham se destacado no relacionamento profissional, na manutenção dos laços de amizade ou na prestação de bons serviços junto ao 2º BPE.
Além do presidente do ILESP, Mario Mariano, outros representantes do Instituto, como o Diretor Executivo de Comunicação, Cesar Romão, e alguns filiados também fizeram parte das personalidades que receberam essa honraria.
“É uma emoção ser homenageado pelo batalhão da Polícia do Exército e receber essa Moeda que é uma grande condecoração do exército e da PE”, disse Mario Mariano.
“Eu me sinto muito honrado em fazer parte dessa homenagem. Hoje eu estou aqui representando não só o Instituto, mas também, a Polícia do Exército”, disse Ricardo Marcoli, Diretor Executivo de Estratégia.
“É uma honra muito grande ser agraciado com a Moeda General Ventura visto que o 2º batalhão do Exército é visto como uma das nossas reservas morais. E, nesse ato, estou representando o Grande Oriente de São Paulo, pelo gabinete e o ILESP”, afirmou Marcus Vinicius Baldassi, Diretor Executivo de Meio Ambiente.
“Sempre é uma honraria, que nos dá privilégio e prazer, porque tudo aquilo que vem espontâneo da sociedade é um reconhecimento da sua idoneidade, do seu trabalho, esforço e colaboração para com a sociedade”, refletiu Misael Antonio de Sousa, presidente da Realiza Imports e associado do ILESP.
“Essa medalha é uma honraria que fica gravada na memória e no coração, certamente para toda vida. Porque como o lema do próprio batalhão diz ‘uma vez PE sempre PE’, então eu vou guardá-la com muito carinho”, finalizou Raimundo Hermes Barbosa, presidente da FAPESP e da PAEL e associado do ILESP.
- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.