Faça você mesmo: dicas para pintar a casa sem ajuda profissional

0
191

As dicas ajudam a economizar e pintar facilmente as paredes da casa

Uma nova pintura pode transformar os ambientes da casa. Cada tonalidade pode proporcionar uma sensação diferente, como tranquilidade, frescor ou aconchego. As facilidades de manuseio e utilização das tintas estimulam a prática da bricolagem.

Quem deseja economizar e ainda ser responsável pela transformação da casa precisa, primeiro, pensar na segurança. Utilizar itens como óculos, máscara e luvas protegem, evitam respingos nos olhos ou a inalação de poeira. Proteger o piso e os móveis também é parte importante antes de iniciar o trabalho com a pintura. “O protetor Salva Piso, a lona e a fita adesiva impedem a transferência da tinta para o chão, móveis e batentes de portas e janelas”, diz Ádame Silva, coordenador da divisão de tintas da Telhanorte.

Para a parede receber a tinta, é necessário que as imperfeições estejam corrigidas e as paredes niveladas. “Para paredes internas e fora de locais úmidos, a massa corrida pode ser utilizada. Já em ambientes externos que recebem água e umidade, o ideal é utilizar a massa acrílica”, aconselha o coordenador.

Para aplicar a massa, uma espátula pode ser utilizada. Após a aplicação e a secagem da massa, utiliza-se uma lixa para afinar o acabamento. Para a pintura, há outros acessórios que são necessários, como o mexedor, a bandeja e o rolo. “Utilize o mexedor assim que abrir a lata de tinta para deixá-la homogênea. Em seguida, despeje a tinta no fundo da bandeja e retire o excesso de tinta do rolo, evitando manchas na parede”, explica Ádame.

Com relação aos rolos e trinchas, que são mais conhecidas como pincéis, existem diversidades de modelos e tamanhos. Os rolos, por exemplo, podem ser sintéticos, de lã ou de lã mistas. Já as trinchas são utilizadas nos acabamentos mais finos, como rodapés ou contorno de teto.

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.