
São 200 unidades, em toda a cidade, com aulas de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim disponíveis para estudantes a partir do 7º ano do Fundamental
Cerca de 200 unidades da rede estadual de São Paulo estão com matrículas abertas para aulas de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim, nos Centros de Estudos de Línguas (CEL). Seis dessas unidades estão na Zona Sul da capital.
Os cursos são gratuitos para alunos do ensino regular e integral. A programação do primeiro semestre de 2019 tem início previsto para fevereiro. Vale lembrar que a oferta de idiomas varia de acordo com a escola e a região.
Para fazer o cadastro, basta comparecer a uma unidade do CEL e apresentar os documentos pessoais do candidato. No caso de menores de 18 anos, o processo precisa ser realizado por pais ou responsáveis.
Gramática e conversação
O Centro de Estudos de Línguas é organizado por semestre (seis no total) com aulas quatro vezes por semana no contraturno do horário regular ou aos sábados para estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. A única exceção é o inglês, voltado para o Ensino Médio e duração de dois semestres (um ano).
Já o plano de estudos tem foco na gramática e conversação. O rendimento dos estudantes é avaliado em provas escritas e orais em sala de aula. Além do certificado, o desempenho, carga horária e nível são registradas no histórico escolar.