Entre 2015 e 2017, as principais ocorrências fatais aconteceram no entorno da Av. Ibirapuera, em Moema e no entorno das estações de Metrô das linhas azul e verde
No mês de novembro, moradores da Subprefeitura Vila Mariana (responsável pelos distritos de Moema, Saúde e Vila Mariana) participaram de uma audiência pública com representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes para discutir o novo Plano de Segurança Viária da Prefeitura, que tem consulta pública aberta até o dia 6 de janeiro de 2019.
Na audiência foram apresentados dados da CET sobre os acidentes na região. Entre 2015 e 2017, as principais ocorrências fatais aconteceram no entorno da Av. Ibirapuera, em Moema (quatro mortes) e no entorno das estações de Metrô das linhas azul e verde (nove mortes).
Nesse período, a cidade de São Paulo teve 2.643 mortes no trânsito e 48 delas foram na região da Subprefeitura Vila Mariana. Segundo a Secretaria da Fazenda, essas 48 ocorrências fatais geraram um custo de R$ 15.281.154,00; cerca de 49% do gasto da Subprefeitura em 2017.
A maioria das ocorrências foram atropelamentos, seguido de colisões (30%) e choques (4%). Esses números são superiores ao que foi registrado na capital: 54% das ocorrências fatais foram atropelamentos, contra 41% em SP. Cerca de 35% dos atropelamentos fatais foram causados por ônibus e na cidade, 21%. Na Subprefeitura Vila Mariana, 23% dos atropelamentos fatais foram causados por motocicletas e na cidade, foram 17%. Nessa região, 54% das vítimas eram pedestres e na cidade, as vítimas foram 42%.
Na capital paulista os acidentes de trânsito são a 2° causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Um dado curioso e preocupante é que, entre 2015 e 2017, 6% dos motociclistas que morreram em algum acidente tinham menos de 18 anos e 37% dos pedestres atropelados tinham 60 anos ou mais.
Segundo o Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), cada vítima fatal gera um custo estimado de R$ 332, 199; ou seja, entre 2015 e 2017 foram gastos cerca de R$ 819.867.132,00.
A meta da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes é, até 2028, reduzir o índice de mortes no trânsito para 3 a cada 100 mil habitantes.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Cookies estritamente necessários
O cookie estritamente necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.
Se você desabilitar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.