Conheça os diferentes tipos de açúcar

0
1175

É comum ver nas prateleiras dos supermercados o açúcar branco e o refinado. Mas, apesar de muitos não saberem, ou dos mercados não oferecerem, existem outros tipos de açúcar, alguns que ajudam a cuidar da saúde.

O Brasil é um grande produtor de açúcar, e teve a cultura da cana-de-açúcar consolidando a economia durante os séculos 16 e 18. Com o passar dos anos, as diferentes formas de colheita e industrialização trouxeram novos açucares, que são obtidos através de matérias primas como o milho e frutas, e refinamento e textura diferentes.

O açúcar mais conhecido e utilizado é o refinado branco. Ele tem enxofre em sua composição e tira vitaminas e sais minerais.

O açúcar refinado cristal é transparente e com grãos maiores. Cerca de 90% dos sais minerais são retirados durante o refinamento. É mais econômico, mas não se dissolve fácil. É muito usado em doces.

O açúcar de confeiteiro tem grãos super finos, pois, no refinamento é usado amido de milho. É muito usado para fazer glacês e chantilly.

O açúcar mascavo tem cor de caramelo e sabor de rapadura, que é gerado devido o cozimento e cristalização da cana-de-açúcar. Como não é um açúcar refinado, o cálcio e o ferro são preservados na composição.

O plantio para o açúcar orgânico é feito sem adubos, fertilizantes químicos e agrotóxicos.

O açúcar demerara é um dos mais caros, pois, é muito usado no preparo de doces sofisticados. Seus grãos são marrom-claro, e tem produção parecida com o do açúcar mascavo.

A frutose é um tipo de açúcar extraído das frutas e do milho, e é muito usado em refrigerantes, cereais, sorvetes. É 30 vezes mais doce que o açúcar refinado.

Lembre-se: o açúcar deve ser usado com moderação, pois, o excesso dele acarreta a obesidade e a diabetes, além de outros problemas.

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.