
Nesta quinta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas morrem, por ano, no Brasil, por causa de doenças cardiovasculares, o que corresponde a uma morte a cada dois minutos. Entre as ocorrências mais comuns estão o Acidente Vascular cerebral (AVC) e o infarto, porém alguns hábitos e o estilo de vida podem agravar o problema e piorar a saúde do coração.
O cirurgião cardíaco de São Paulo, Dr. Marcelo Sobral, lista abaixo algumas atitudes que, se não controladas e tratadas, podem ser fatais para a saúde cardiovascular.
Consumo elevado de sal
O consumo em excesso pode levar a diversas complicações do sistema cardiovascular, entre eles, a hipertensão. A doença é caracterizada quando a pressão arterial é superior a 14 por 9, por isso, é preciso ingerir apenas o necessário, que segundo orientação da OMS é de 5 gramas de sal por dia.
Não dormir o suficiente
É essencial para o organismo dormir entre 7 e 8 horas por dia. Dormir menos gera um desequilíbrio hormonal, que afeta diretamente o coração, aumentando o risco de derrame, infarto e insuficiência cardíaca.
Roncar
Quando estamos nessa condição significa que algo está errado em nosso corpo e na respiração. Um dos sinais pode ser a apneia do sono, que acontece quando a respiração é interrompida durante a noite. Pessoas obesas ou com sobrepeso desenvolvem com mais frequência esse problema, porém, todos devem ficar atentos.
Ficar horas na mesma posição e não praticar exercícios
A vida sedentária prejudica a circulação sanguínea, pode aumentar os níveis de gorduras e açúcares no sangue e, consequentemente, elevar o risco de ataques cardíacos e AVCs.
Consumir alimentos industrializados
Alimentos industrializados contém muito sódio e poucos ou nenhum nutriente. Isso aumenta o risco de desenvolver hipertensão. Além de outros problemas de saúde, como o colesterol ruim, pois esses alimentos são ricos em gordura.
Fazer dieta e ingerir remédios sem acompanhamento médico
Dois hábitos muito comuns entre os brasileiros e que provocam doenças cardiovasculares muito perigosas como taquicardíaca e hipertensão. Além disso, restringir a alimentação ao fazer dietas “milagrosas” é um perigo para sua saúde, isso porque a falta de alguns nutrientes e vitaminas sobrecarrega o coração.
Estresse e ansiedade
Esses problemas atingem igualmente homens e mulheres, mesmo que de uma forma diferente. Pessoas com transtorno de ansiedade, por exemplo, apresentam um risco 30% maior de ter uma doença cardiovascular.
EMTU promove ação de conscientização no Terminal Jabaquara
Nesta quinta-feira (26) a EMTU promove uma ação de conscientização para a prevenção e o combate à Hipertensão Arterial. Uma equipe da Sociedade Brasileira de Cardiologia estará no Terminal Jabaquara, para medir a pressão arterial das pessoas que passarem pelo Terminal.
O público também terá atendimento nutricional e receberá materiais informativos. A ação é gratuita e acontece das 7h às 13h.