Coentro: contra ou a favor?

0
800

A culinária brasileira é uma das melhores do mundo. Além de agregar pratos típicos de diversos países, incluindo-os no cardápio nacional, os temperos brasileiros, tipicamente naturais, dão um toque de sabor diferente aos pratos.

Um dos temperos mais famosos por aqui é o coentro. Famoso porque muita gente ama, e porque muita gente odeia. O coentro é natural do Oriente Médio e do Sul da Europa. Aqui no Brasil, é muito usado no Nordeste.

Um estudo de 2012, da Revista Nature revela que diversas pessoas tem aversão a erva porque sentem “cheiro de sabão” nela. Isso foi comprovado cientificamente pelo estudo, que revela que a associação mais forte é com genes de receptores olfativos, devido a uma sensibilidade aos compostos químicos conhecidos como aldeídos.

Segundo o estudo, os que mais rejeitam o coentro são os orientais (cerca de 21%), depois os europeus (17%) e afrodescendentes (14%). Entre os latino-americanos, indianos e povos do Oriente Médio, apenas 7% das pessoas não gostam da hortaliça.

O coentro é rico em vitamina A, D, E, magnésio, potássio, fósforo, cálcio e fibras. Também é usado como um anti-inflamatório natural, que pode auxiliar na regularização da pressão arterial, além de controlar o colesterol, combater os radicais livres e ajudar na digestão, aliviando gases estomacais.

A erva também evita a proliferação do vírus da salmonela em alimentos, devido suas propriedades antibacterianas. Melhora o sistema imunológico; é antisséptico e antifúngico; alivia diarreia; reduz a cólica menstrual, entre outras coisas.

Na hora de escolher o coentro procure um maço fresco e com folhas bem verdes e firmes. Cuidado para não confundir com a salsa, outro ingrediente que tem muitos “haters”.

Plante seu próprio coentro

O coentro cresce melhor em climas mais quentes, pois não suporta temperaturas muito baixas. O solo deve estar bem drenado, e rico em matéria orgânica. Deixe as sementes de molho durante 3 dias para ajudar na germinação. Mantenha o solo da planta jovem sempre úmido, mas não encharcado. As regas devem ser espaçadas quando a planta já estiver bem desenvolvida.

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.