Campanha “Setembro Amarelo” previne a população contra o suicídio

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No Brasil, o suicídio já é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, contabilizando 32 casos diários

 

O Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio é lembrado em 10 de setembro e, além disso, no Brasil, o mês é conhecido como Setembro Amarelo, uma campanha criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Conselho de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria.
Uma pesquisa da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) revela que, entre os anos de 2000 a 2015, houve um aumento de 65% no registro de suicídios entre meninos e meninas de 10 a 14 anos. Entre os jovens de 15 a 19 anos o crescimento foi de 45%, no mesmo período.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dados de 2012 indicam que a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio, o que totalizou 800 mil casos naquele ano. Aqui no Brasil, o suicídio já é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, contabilizando 32 casos diários.
A OMS também revelou que, todos os anos, mais de 1,2 milhão de meninas e meninos se suicidam por causas evitáveis. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, cerca de 96% dos casos são relacionados a pessoas que possuem transtornos mentais: primeiro a depressão, o transtorno bipolar e, por fim, o abuso de substâncias.
Através do número 188, o Centro de Valorização da Vida oferece ajuda aos que precisam de um apoio emocional. Voluntários estão disponíveis, durante 24 horas, para conversar e oferecer aconselhamento ao público. Além do serviço telefônico, o usuário pode ser atendido por e-mail, chat ou em uma das 89 unidades do CVV espalhadas pelo país.
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