Grupo Sul News

Sobre

Gazeta de Santo Amaro- Histórico

53 anos servindo a comunidade

 

No dia 1º de janeiro de 1960 nascia a *Gazeta de Santo Amaro* com o objetivo de noticiar primordialmente os acontecimentos da região e preencher uma lacuna formada pelo distanciamento entre o Centro da cidade e o então longínquo bairro, uma vez que os fatos que ali ocorridos não eram cobertos pela grande imprensa.

Não por acaso, foi um dos primeiros jornais a dar aos moradores locais o verdadeiro sentido de comunidade, assumindo o papel de porta-voz dos seus problemas, anseios e reivindicações. Também tinha o propósito de atender o público feminino, na época com pouco acesso aos jornais. Segundo pesquisa da Marplan, de cada 10 pessoas que liam jornais, uma era mulher. Nesta Edição Especial, o leitor percorrerá uma trajetória com os principais acontecimentos que marcaram estes 48 anos da Gazeta de Santo Amaro.

 

Anos 60

Assim nascia um sonho

 

No dia 1º de janeiro de 1960 chegava às residências de Santo Amaro e Brooklin a primeira edição da Gazeta de Santo Amaro, impressa em formato standard, com oito páginas e 10 mil exemplares. A idéia de fazer um jornal que retratasse o dia-a-dia do povo santamarense foi do saudoso Sebastião da Silva Prado, advogado e procurador do Estado aposentado, pai do atual diretor Armando da Silva Prado Netto. Assim, as dependências do escritório de advocacia do velho Sebastião, na rua Voluntário Delmiro Sampaio transformaram-se na primeira sede do jornal. Começavam os preparativos para por o sonho em realidade. A primeira edição foi, em parte, custeada com o dinheiro da aposentadoria do velho Sebastião: 40 mil Cruzeiros. Para complementar, o jovem Armando utilizou seu círculo de amizades para vender anúncios. O primeiro anunciante, a loja de construção de Carlos Sgarbi. Em seguida vieram outros: Lojas Ikko, Farmácia Nossa Senhora Aparecida, Creações Sauro, Cortumes Santa Rita, Para e Compre, Loja Jurucê e Confecções Prelude. Tal empenho rendeu uma quantia de 64 mil Cruzeiros. A primeira edição esgotou-se rapidamente.

 

 

Anos 70

Uma década caminhando com as próprias pernas

 

 

Com 10 anos de idade, a Gazeta destacou com grande importância os 410 anos do bairro de Santo Amaro. Também seria notícia a mesa redonda das sociedades amigos de bairro da região de Santo Amaro, na Biblioteca Kennedy, em fevereiro de 70. Falava-se muito das obras das marginas, do então prefeito Paulo Maluf. No dia 28 de abril de 1971 foi criada a Ajorb – Associações dos Jornais de Bairro. Um dos fundadores foi Armando da Silva Prado Netto, que se tornou o 1 vice-presidente da entidade.

 

 

Anos 80 e 90

 

 

Em 1988, quando de avizinhavam as comemorações dos 20 anos de fundação, a Gazeta de Santo Amaro alcançou uma das maiores e mais importantes conquistas da sua história: a compra do prédio, no qual até hoje se encontra instalada sua sede, na Avenida Adolfo Pinheiro.

A Gazeta, já adulta, continuava noticiando eventos importantes da comunidade santamarense, como a inauguração da Casa de Cultura de Santo Amaro, no antigo Mercado velho. A redação da Gazeta de Santo Amaro é informatizada, com a instalação de terminais de computador para a Redação, edição e diagramação de texto.

A Gazeta de Santo Amaro passa a integrar o Grupo Sul News e ganha mais 4 títulos: Gazeta do Brooklin & Campo Belo, Jornal de Moema, Itaim News e Interlagos News.

Foi também um período de intensa reformulação gráfica dos jornais, com a implantação de padrões modernos de editoração, até então somente utilizados pelos jornais de grande circulação. As páginas ganharam novas diagramações, mais modernas e dinâmicas; algumas páginas ganharam cores, dando nova vida e inserindo o Grupo Sul News no contexto da modernidade do mercado editorial.

 

 

Anos 2000

Incansável batalhadora da comunidade

 

Até os dias de hoje a Gazeta de Santo Amaro continua empenhada na constante luta pela melhoria da região, divulgando reportagens de conscientização contra a poluição visual, limpeza e conservação de vias e praças públicas. Também é uma incansável batalhadora pela modernização da região sul, estando à frente nas reivindicações que envolvem melhorias na área da saúde, o início das obras da primeira faculdade pública da zona sul, a Fatec e a briga por um sistema de transporte mais eficiente com a vinda do metrô e a construção do Trecho sul do Rodoanel.

Os avanços não pararam por aí. Sempre atenta às mudanças, a diretoria administrativa continuou investindo na estrutura interna para o desenvolvimento das atividades administrativas do jornal, adotando novas tecnologias com a implantação de softwares nos setores de faturamento, contas a pagar, cobrança, redação e gráfica e a implantação do sistema de rede interligando todos os departamentos.

A incansável busca pela ampliação dos campos de atuação levou o Grupo Sul News, a exemplo dos mais importantes veículos de comunicação do país, a disponibilizar uma versão online do jornal na Internet, por meio do endereço www.gazetadesantoamaro.com.br, sempre com a ajuda e a participação constante de todos os funcionários e colaboradores, que desempenham papel importante na rotina do jornal.

 

2006

Reformulação gráfica do Grupo Sul News

 

Em agosto de 2006 o Grupo Sul News passou por uma grande reformulação gráfica dos quatro jornais que compõem o grupo: Gazeta de Santo Amaro; Gazeta do Brooklin & Campo Belo; Interlagos News e Jornal de Moema. Seguindo uma tendência mundial, os jornais chegam aos leitores com todas as páginas coloridas, mais fotos, novas editorias e muito mais informação aos nossos leitores. Medindo 23 cm por 30 cm, o novo formato é mais fácil de carregar e de guardar e permite uma melhor visualização de todo o conteúdo editorial e dos anúncios publicitários. Além disso, por ser grampeado, facilita o manuseio e a leitura em qualquer ambiente.