Grupo Sul News

Dezembro é o mês de prevenção contra o câncer de pele

Campanha anual da Sociedade Brasileira de Dermatologia conscientiza sobre os riscos da exposição ao sol

Símbolo da campanha Dezembro Laranja. Imagem: Divulgação.

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve a campanha “Dezembro Laranja”, que visa conscientizar a população sobre a importância de prevenir e diagnosticar o câncer de pele. Em 2017, o tema da campanha é “Se exponha mas não se queime”.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 176 mil novos casos da doença surgem todos os anos no Brasil, sendo que o tipo melanoma é o que mais mata. As pessoas mais afetadas são as de pele clara e acima de 50 anos, e também as pessoas que se expõem muito ao sol.

Os principais sintomas são: o aparecimento de manchas escuras, alterações em pintas, feridas que demoram a cicatrizar, manchas que coçam e ardem.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que as pessoas não se exponham ao sol entre ás 10h da manhã e ás 15h da tarde, período que a radiação solar está em alta intensidade. Além disso, essa exposição deve ser evitada desde a infância.

“Há os efeitos imediatos da radiação como vermelhidão, bolhas e queimadura. O resultado também surge a longo prazo, no DNA da célula. A pessoa se expõe ao Sol e o câncer de pele pode aparecer 20, 30 anos depois. Por isso, a maior incidência é aos 40, 50 anos. Portanto, cuidar da proteção na infância e na juventude é essencial”, explica o médico Joaquim Mesquita, coordenador da campanha nacional da SBD.

Para prevenção é indicado o uso de protetor solar de fator maior ou igual a 30, usar chapéu e óculos, observar regularmente a própria pele à procura de pintas ou manchas suspeitas e consultar um dermatologista ao menos uma vez ao ano.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link