Grupo Sul News

Movimento Popular de Saúde de Parelheiros organiza passeata

Objetivo da passeata que acontece no dia 18 é apressar a conclusão das obras e a inauguração do hospital

Em agosto deste ano, o Interlagos News publicou uma matéria na qual o secretário de Saúde do município de São Paulo, Wilson Pollara, afirmou durante entrevista coletiva com o prefeito João Dória, que as obras do Hospital de Parelheiros seriam entregues até o final de 2017.

Com o objetivo de apressar a conclusão das obras e a inauguração do hospital de Parelheiros, o Movimento Popular de Saúde de Parelheiros está organizando uma passeata com o apoio de diversas Organizações Não Governamentais, entre elas, a ABRASCE (Associação Brasileira de Socialização e Ensino) e A FRATERNIDADE (Associação de Famílias Fraternidade do Brasil).

O Movimento Popular de Saúde de Parelheiros, alega que os trezentos mil habitantes da região, vivem o drama do abandono da saúde pública pelos governadores e prefeitos há mais de vinte anos e aqueles que residem na região, sofrem com a precariedade dos equipamentos públicos, principalmente com a falta de um hospital.

Edmar Eleutério, morador e militante de Parelheiros sentiu que a região foi menosprezada. “O que ocorre na região é descaso, com a saúde principalmente. A população de Parelheiros cresceu muito. Como morador preocupado com a região e conhecedor das dificuldades, faço parte desse movimento e luta pela vida do hospital. A população está indignada e não sente mais confiança nessa inauguração porque há muita contradição e é em visão disso que vamos nos manifestar, para chamar atenção de todos.
A AMA (Assistência Médica Ambulatorial) por exemplo, que temos em Parelheiros não tem estrutura para atender a todos. Eu já fiquei mais de 8 horas aguardando atendimento”.

No dia 23 de outubro, foi realizada uma audiência pública para discutir o orçamento Municipal para o ano de 2018. A zona sul ganhou destaque na implantação de mais investimentos no setor da saúde.

A Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) informou em nota que o Hospital Municipal de Parelheiros tem conclusão e inauguração previstas para 2018. . Segundo Tânia Pedroso, chefe de gabinete da AHM, “Em janeiro estará pronto, mas apenas em março terá capacidade total”. A unidade contará com 255 leitos e com atendimentos na área de pediatria, cirurgia geral, ortopedista, ginecologista, radiologia, neonatologia, além de pronto-socorro, maternidade, centro de apoio de diagnóstico e 10 salas cirúrgicas

Por sua vez, a Secretaria Municipal da Fazenda informou em nota, que “a Saúde terá prioridade nos recursos da desestatização de ativos da Prefeitura e o Hospital de Parelheiros contará ainda com recursos de R$ 40 milhões advindos de economia de despesas do Tribunal de Contas do Município”.

A passeata organizada pelo Movimento Popular de Saúde de Parelheiros será
no dia 18 de novembro de 2017, às 14h, na Praça Júlio César de Campos, no centro de Parelheiros.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link