Grupo Sul News

Dirigir na chuva requer segurança e muito cuidado

Dependendo da intensidade da chuva o ideal parar o carro ou a moto em um local seguro e esperar a chuva passar

Verão é uma época muito chuvosa, em que a atenção ao volante deve ser redobrada para que não ocorram acidentes. A chuva pode comprometer a estabilidade do carro, e alterar as condições da via, e, caso esteja chovendo muito forte, o risco de enchente é eminente. Por isso, é preciso se ter um cuidado redobrado nessas ocasiões.

Em entrevista ao Grupo Sul News, o especialista em direção defensiva Roberto Manzini, presidente do Roberto Manzini Centro Pilotagem , localizado em Interlagos, deu dicas sobre como dirigir com segurança na chuva.

“O motorista deve cuidar da manutenção dos limpadores de para-brisa, do líquido do sistema de limpeza, do sistema de desembaçador, do estado dos pneus, calibragem, alinhamento de direção e da iluminação. Caso entre água no interior do carro, procurar local seguro para abrir as portas e drenar o veículo. Já se for no motor, deve desligar imediatamente o veículo, porque existe um grande risco de danos no motor. O motociclista deve se atentar ao estado dos pneus, calibragem e iluminação. Em relação aos equipamentos, a viseira deve estar sem riscos, ele deve usar o líquido desembaçador, capa de chuva, botas e luvas próprias para chuva”, explica.

Quando avistar a chuva a primeira ação é ligar o limpador de para-brisa e ajustar na velocidade da chuva. A visibilidade do motorista vai melhorar, diminuindo riscos de acidentes. Além disso, deve-se manter a distância segura do veículo a frente.

O farol deve se manter no nível baixo, principalmente quando há neblina. O farol alto ofusca a visão dos outros motoristas. O pisca-alerta não pode ser usado com o carro em movimento, porque pode atrapalhar o motorista que está atrás.

O cuidado com os pneus é essencial para evitar o fenômeno da aquaplanagem, que ocorre quando o pneu perde o contato com o asfalto, o que pode provocar deslizamento. A quantidade de água na pista, a velocidade do carro e os pneus interferem diretamente na aquaplanagem.

Cuidado com a velocidade. Na chuva é importante diminuir a velocidade do veículo e ficar atento com as faixas de pedestres e sinalização. A tinta das faixas diminui a aderência dos pneus e no caso de curvas ou velocidade alta, o risco de acidentes é grande.

Dependendo da intensidade da chuva o ideal é parar o carro ou a moto em um local seguro e esperar a chuva passar.

 

 

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link