Grupo Sul News

UBSs participam de mutirão de zeladoria e limpeza e do projeto devolva-me

Unidade do Maracá ofereceu orientações sobre saúde e meio ambiente e doou mudas de hortaliças à população, e unidades do Capão Redondo e Jardim Ângela se tornam postos de recebimento de resíduos

 

O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da UBS Jardim Maracá, gerenciada pela Organização Social de Saúde Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim), participou do mutirão de zeladoria e limpeza “Maracá Lindo”, no dia 15 de julho, realizado pela Prefeitura Regional do Campo Limpo.

 

O PAVS expôs a maquete bairro sustentável, ofereceu orientações sobre saúde e meio ambiente e fez a doação de mudas de hortaliças à população, com o objetivo de incentivar o cultivo doméstico e a alimentação saudável.

 

Os profissionais da UBS também promoveram aula de alongamento, dança do ventre, além de ações de promoção à saúde, como a busca ativa de casos de tuberculose, aferição de pressão arterial e orientações sobre leptospirose e dengue.

 

Durante todo o dia foram realizadas atividades como poda, varrição, jardinagem, pintura de guias, plantio de plantas ornamentais e separação de recicláveis. O evento contou com a participação ativa da comunidade.


No território da UBS Jardim Maracá, há duas ruas paralelas divididas por um canteiro central, conhecidas como ruas gêmeas. Os moradores desse local possuem grande interesse em buscar melhorias para o bairro. Esse projeto busca fortalecer a atuação desses atores locais, envolvendo a participação comunitária, poder público e Unidade Básica de Saúde. O objetivo do projeto é o de fortalecer a mobilização comunitária em prol de melhorias no bairro.

Projeto Devolva-me

 

Com objetivo de prevenir danos nocivos à saúde e ao meio ambiente causados pelo descarte inadequado de resíduos, todas as Unidades Básicas de Saúde no Capão Redondo e Jardim Ângela, gerenciadas pela Organização Social de Saúde CEJAM estão equipadas com coletores de pilhas e baterias, raios-X, lixo eletrônico, óleo de cozinha e medicamentos vencidos.


A iniciativa busca uma destinação correta para resíduos nocivos ao meio ambiente, fortalecendo a Unidade Básica de Saúde como referência de responsabilidade ambiental no território. Basta os moradores entregarem o material de descarte em uma das mais de 30 UBS da região. Os endereços estão em www.cejam.org.br.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link