Grupo Sul News

Tenda provisória do Mercado Municipal de Santo Amaro é inaugurada pela Prefeitura

Vinte permissionários já voltaram a trabalhar no novo espaço. Uma nova estrutura será feita para os restaurantes até 15 de novembro

Nesta terça (10), a Prefeitura de São Paulo inaugurou a tenda provisória que foi instalada no estacionamento do Mercado Municipal de Santo Amaro, após o incêndio do dia 25 de setembro. Na inauguração estiveram presentes o prefeito João Doria e a secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso.

O espaço de 900 m² está avaliado em R$ 145.487,86 e foi doado por uma empresa, durante três meses, com chances de prorrogação por um semestre. Segundo o prefeito, o espaço estará a disposição dos permissionários enquanto não terminarem as reformas do mercado. “O prazo desta estrutura provisória vai até a entrega do novo mercado. Enquanto nós estivermos projetando e construindo o novo mercado esta operação estará funcionando regularmente”, afirmou.

Após o incêndio a secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, disse que a nova estrutura teria espaço para 24 permissionários. Porém, apenas 20 estão se dividindo nos boxes. Os permissionários de restaurantes ainda não tem um espaço para trabalhar e devem ganhar uma nova estrutura que comporte cozinhas. De acordo com o prefeito até 15 de novembro a estrutura dos restaurantes ficará pronta.

“Desde o início nós nos comprometemos a trabalhar com os restaurantes, mas infelizmente não foi possível nesse tempo tão curto, porque os restaurantes exigem uma infraestrutura sanitária e logística com autorizações da Vigilância Sanitária, e não foi possível obter tão rápido. Os permissionários de restaurante fizeram uma proposta de montar uma segunda tenda no outro estacionamento e nós estamos trabalhando com essa hipótese. Temos que verificar todas as condições, mas é muito provável que esse projeto seja viabilizado”, afirmou a secretaria Aline.

Questionado sobre a falta de vistoria do Corpo de Bombeiros na estrutura antiga, o prefeito disse que a tenda provisória já foi vistoriada, e tem todas as autorizações necessárias para operar. A Prefeitura espera um laudo da Defesa Civil para saber se o espaço de 6.500 metros tem condições de ser reconstruído. O projeto para o novo mercado deve ficar pronto em dezembro.

“Nós temos um projeto arquitetônico que está sendo doado, e vai preservar caracteristicas físicas do mercado antigo e terá uma estrutura mais moderna, com mais espaço e conforto, não só para os permissionários e funcionários, mas também para os frequentadores. Essa é uma nova etapa, começa agora em outubro o projeto e provavelmente em dezembro teremos o projeto definitivo”, explicou o prefeito.

Em setembro, a Câmara Municipal aprovou a saída do Mercado Municipal de Santo Amaro do Plano Municipal de Desestatização, previsto no Projeto de Lei 367/2017, que concede à iniciativa privada diversos equipamentos públicos da cidade. Durante a inauguração o prefeito João Doria afirmou que a reconstrução do mercado será feita pela iniciativa privada, através de um plano de concessão exclusivo para o Mercado Municipal de Santo Amaro.

“O Mercado Municipal de Santo Amaro será concedido, dadas as circunstâncias de que ele precisa ser reconstruído e os permissionários terão a garantia de que aqui permanecerão. Mesmo que tenham novos permissionários, todos os que estão vão permanecer. É uma forma de agilizar o processo, porque o investimento não é pequeno e é melhor que seja feito dentro da modelagem do investimento privado. Quem está cuidando disso é o Wilson Poit, Secretário de Desestatização e Parcerias, e é um novo projeto de lei que será encaminhado à Câmara Municipal”, disse João Doria.

A nova estrutura do Mercado fica aberta ao público e segunda a sábado, das 8h às 21h, e agora aos domingos, das 8h às 17h.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link