Grupo Sul News

Subprefeito na Distrital da ACSP fala dos problemas de Santo Amaro

Na 388ª edição da Gazeta de Santo Amaro, publicada em 06 de outubro de 1967, fizemos uma matéria em que o Prefeito Regional de Santo Amaro, estava procurando resolver as dificuldades surgidas na época. Confira!

 

Quem esteve como convidado, para falar dos nossos problemas, na Distrital de Santo Amaro da Associação Comercial de S. Paulo, foi o subprefeito, Oswaldo Teixeira Duarte um moço com ideias próprias e que está procurando solver as dificuldades até aqui surgidas e relacionadas com o povo. Para ele, como para os demais, que lá estiveram na noite de segunda-feira, foi uma oportunidade muito boa, porque serviu de base para as exposições e discussões de assuntos que interessam a comunidade. O subprefeito manteve um diálogo amistoso com os membros da Distrital, com os dois delegados de polícia que se sentaram à mesa e com os jornalistas.

O CONTATO

Entendeu o sr. Oswaldo Teixeira Duarte que “o contato é dos mais úteis porque elimina as barreiras que existem entre o poder público e os comerciantes, industriais e mesmo o povo”. Vai daí, o moço fez uma análise do que estamos vivendo, do que é preciso para remodelar Santo Amaro e torná-lo melhor. Foi por isso que ele disse que, nós ocupamos seiscentos e quarenta quilômetros, numa área de mil e quinhentos, ou seja, quarenta e três por cento do total do município. Muita coisa tem que existir nessa área. Depois, falou que das seis mil ruas que temos, oitenta por cento ainda estão em terra batida.

A LUZ

No sistema de iluminação, nós perdemos para muita gente. é que possuímos cento e duas ruas iluminadas e com noventa e oito por cento de outras totalmente ás escuras. O que Santo Amaro recebeu para cuidar de si mesmo foi uma verba de vinte milhões de cruzeiros novos, que devem ser distribuídos da melhor forma possível, para o atendimento das necessidades mais prementes. Com esse dinheiro, não se pode fazer muita coisa, mas, espera-se, que melhore. Entretanto, muitas outras ruas vão receber iluminação logo, logo. Duas ou três ruas, em cada bairro, vão receber, pelo menos, guias e sarjetas. Os rios, terão seus pontilhões.

A PALESTRA

O subprefeito Oswaldo Teixeira Duarte, que sabe tudo de cor e guarda as coisas com muita facilidade, afirmou que antes possuía apenas catorze carros e setenta e cinco homens, para a coleta de lixo, mas, que, agora, têm trinta e três carros e duzentos e cinquenta homens, o que ainda é muito pouco para o total atendimento da população. Depois, ele disse que doze escolas agrupadas vão ser instaladas em Santo Amaro, significando uma grande melhoria no sistema educacional santamarense. Para isso, quatro milhões de cruzeiros novos ou quatro bilhões dos antigos, vão ser gastos na planificação de escolas.

A PLANTA

Na opinião do subprefeito, o problema da subprefeitura é a falta de uma planta de 1 por 500, que vem transtornando todo o sistema de trabalho de sua subprefeitura. Por causa dessa planta a São Paulo Light não tem ainda resolvido de vez o problema da iluminação que é bem grande. O que ele pretende fazer agora e mandar confeccionar um mapa a fim de realizar as melhorias.

AS FEIRAS

Num dos instantes em que falava aos membros da Distrital da Associação Comercial de Santo Amaro, o subprefeito afirmou que já tem lutado para resolver o problema das feiras livres, mas que “é o único setor que ainda não conseguiu realizar”. Contou ainda o problema da fiscalização, dos três fiscais que foram demitidos e de dois outros que vão sair ainda esta semana. Os dois que vão sair agora estão com seus inquéritos nas costas, a expressão é dele. Falou em seguida sobre os abusos. E sobre as construções. Por conta disso, todos os fiscais tem uma tabela de multas a faturar.

OS DELEGADOS

Os delegados que estavam na reunião, Carlos Salles Buono e Luis Orsatti, expuseram aos presentes a situação da Delegacia de Santo Amaro, suas dificuldades e seus meios e solicitando do subprefeito que dê uma ajudazinha para ver se melhora a situação. O subprefeito disse que vai colaborar. Quando terminou a reunião, outras perguntas foram feitas ao subprefeito todas elas referentes ao processo de melhoria do bairro, com prestação de serviços desde que as verbas disponíveis bastem para tais atendimentos.

O texto foi retirado dos arquivos do Grupo Sul News, portanto a grafia foi mantida.

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link