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SMT implanta o programa M’Boi segura

Conjunto de ações tem o objetivo de aumentar segurança no sistema viário e melhorar operação dos ônibus na via, campeã de acidentes fatais na capital

 

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, a SPTrans e a CET iniciaram, na segunda-feira, dia 31, o Programa M’Boi Segura, que tem como principais objetivos reduzir o número de acidentes na via, aumentar a segurança dos pedestres e melhorar a operação do transporte coletivo na região.

 

A Estrada do M’Boi Mirim é um dos corredores mais importantes da Zona Sul, tem dez quilômetros de extensão e, em 2,5 quilômetros deles, há faixa reversível de trânsito. A via carrega a estatística de ser o corredor com maior número de acidentes fatais na cidade de São Paulo, conforme dados consolidados de 2016 no balanço da CET. Em todo o ano passado, foram registrados 134 acidentes, que deixaram 181 pessoas feridas e causaram 22 mortes na via. Do total, 37 foram atropelamentos que resultaram em quatro vítimas fatais.

 

Para diminuir a incidência dessas ocorrências, um conjunto de medidas foi planejado de maneira integrada pelas equipes da SMT, por meio da SPTrans e da CET. As ações seguem o modelo do Programa Marginal Segura, implantado no início do ano. O M´Boi Segura conta com a participação da Prefeitura Regional de M´Boi Mirim, da Polícia Militar e do CPTRan (Comando de Policiamento de Trânsito) da PM.

 

Entre as ações principais programadas para a Estrada do M’Boi Mirim estão: reforço na fiscalização do trânsito e na operação do transporte coletivo; e a melhoria da sinalização na região.

 

A CET ampliou, a partir da segunda-feira, o número de agentes em toda a Estrada do M’Boi Mirim. São 18 agentes de trânsito a mais na via, totalizando 47 profissionais distribuídos em três turnos de trabalho na via, um crescimento de 62%. O número de viaturas para monitorar o tráfego na região passará dos atuais oito para 14. Assim, cada um dos três turnos de trabalho ganhou duas viaturas a mais ao longo da M’Boi, que também passa a contar com oito Painéis de Mensagens Variáveis.

 

Mais segurança para os pedestres

Outra novidade importante é o aumento do tempo de travessia para os pedestres, da ordem de 20%. O tempo do semáforo para o pedestre subiu de 10 para 12 segundos. Essa é uma mudança adotada pela gestão para ampliar a segurança e o grau de confiabilidade do pedestre ao atravessar a via.

 

Também houve redução do tempo de espera para fazer a travessia. Já nos locais em que é preciso atravessar junto às plataformas de ônibus foi aumentada a largura das faixas de pedestres, de quatro metros para seis metros, o que permitirá atender a grande quantidade de usuários dos ônibus e melhorar a visualização na hora da travessia.

 

Reforço do monitoramento eletrônico

Nos próximos meses, a M’Boi Mirim Segura ganhará nove novos radares, totalizando 12 em operação na via. As medidas incluirão ainda a integração das câmeras da CET com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), e a iluminação nas faixas de pedestres.

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