Grupo Sul News

Projeto promove visitas de 4 mil alunos da rede estadual de São Paulo à museus

Serão realizadas 80 visitas educativas nos museus Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu Afro Brasil, Memorial da Resistência de São Paulo e Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Aliar cultura e educação em uma única experiência. Foi com essa proposta que a Associação Parceiros da Educação, com apoio da Tomara Educação e Cultura, lançou o projeto Conexões Culturais: museu, comunidade e escola, que até dezembro, levará 4 mil pessoas a quatro museus localizados na capital paulista.

Serão realizadas 80 visitas educativas nos museus Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu Afro Brasil, Memorial da Resistência de São Paulo e Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Atualmente, não há um programa cultural específico para escolas públicas no Estado de São Paulo voltado à visitação em museus.

“Os quatro museus foram selecionados para possibilitar o alinhamento das visitas ao conteúdo curricular e fomentar debates entre os estudantes participantes”, explica a diretora executiva da Parceiros da Educação, Lúcia Fávero.

Antes e depois das visitas, os professores também serão subsidiados com guias e roteiros pedagógicos para que haja continuidade desse aprendizado em sala de aula. Segundo Lúcia, um exemplo do que pode ser levado para a sala de aula após a experiência com o projeto é a discussão de temas transversais relacionados aos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), como diversidade social, étnica e cultural. “São discussões interdisciplinares que vão potencializar o aprendizado do aluno”, afirma.

Para isso, o projeto conta com o apoio de uma equipe pedagógica e doze arte-educadores que foram formados e estão alinhados com os núcleos educativos dos museus. Eles irão acompanhar os participantes durante as visitas e terão o papel de reforçar os aspectos pedagógicos do projeto.

Participarão das visitas estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, pais, responsáveis e professores de 20 escolas estaduais que já contam com o apoio da Parceiros da Educação localizadas na capital e região metropolitana, além de escolas das cidades de Santos, Americana, Campos do Jordão, Praia Grande, Ibiúna, Pindamonhangaba, São Roque e São José dos Campos.

De acordo com as gestoras do projeto, as visitas pretendem despertar o interesse dos estudantes pela arte e pelos acervos dos museus paulistas, incentivar a valorização do patrimônio cultural do Estado e promover a experiência entre familiares e estudantes em conhecerem estes espaços da cidade. As visitas das famílias, por exemplo, acontecerão em dias específicos e o roteiro educativo terá uma abordagem direcionada a esse público. “Uma das propostas é que o projeto contribua também para a formação de novos públicos visitantes de museus, proporcionando aos participantes mais do que um passeio, uma vivência marcante”, diz uma das diretoras da Tomara Educação e Cultura, Ana Luiza Borges.

O Projeto Conexões Culturais: museu, comunidade e escola é uma realização da Parceiros da Educação e da Tomara! Educação e Cultura por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC/ICMS – Governo do Estado de São Paulo).

Adicionar comentário

Cadastre-se em nossa
Newsletter

Receba Notícias, Eventos, e muito mais
da sua Região.
CADASTRAR
Caso não queira se cadastrar ou já tenha se cadastrado,
basta fechar essa janela para continuar lendo.
close-link